Gaudium news > Igrejas sofrem tentativas de incêndio em Paris

Igrejas sofrem tentativas de incêndio em Paris

A Polícia judiciária de Paris abriu uma investigação para apurar três tentativas de incêndio que ocorreram em algumas igrejas da capital francesa

Igreja católica é incendiada na Espanha 1

Redação (26/11/2023 07:00, Gaudium Press) A Polícia judiciária de Paris está investigando o responsável pela tentativa de incêndio em três igrejas da capital francesa.

A investigação foi aberta por “degradação voluntária por meio de dispositivo incendiário por causa da religião”, após duas tentativas de incêndio em igrejas da região parisiense.

Segundo informações do periódico Le Parisien, duas igrejas foram atacadas por um piromaníaco. O primeiro dos alvos foi a igreja de Nossa Senhora de Fátima que sofreu duas tentativas de incêndio, uma no dia 17 de janeiro e outra no dia 22 de janeiro.

Segundo testemunhas a porta da igreja foi aspergida com gasolina e o fogo foi aceso com ajuda de um pouco de jornal. Felizmente o começo do incêndio foi controlado e as chamas não invadiram o edifício.

Uma terceira tentativa de incêndio aconteceu contra a igreja São Martinho dos Campos, no dia 18 de janeiro. O fogo foi aceso graças a uma espécie de cocktail Molotov feito de madeira, lançado contra a porta principal. Os danos foram maiores neste caso.

O pároco explicou que o incêndio foi rapidamente controlado e que um desastre maior foi evitado graças a ação rápida de dois estudantes que estavam alojados na igreja e acordaram com a fumaça. Eles chamaram os bombeiros que rapidamente controlaram as chamas.

O sacerdote, padre Stéphane-Paul Bentz, explicou que as câmeras de segurança captaram, por volta das 5 horas da manhã, um homem munido de combustível. Padre Stéphane fez uma denúncia junto às forças policiais. A investigação da polícia foi aberta no dia 23 de janeiro.

Contudo na última quarta-feira, 25 de janeiro, uma terceira tentativa de incêndio foi registrada. O alvo foi a igreja de São Lourenço, no mesmo bairro da igreja São Martinho dos Campos. A porta da igreja ficou danificada, mas as chamas não invadiram o interior do templo.

A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, condenou os atos de vandalismo e afirmou que “Paris oferece apoio aos paroquianos e está ao lado da diocese de Paris.” (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas