Gaudium news > Filipinas: Igreja de São Domingos é declarada Basílica menor

Filipinas: Igreja de São Domingos é declarada Basílica menor

Das cerca de 1.800 Basílicas menores do mundo, 21 estão nas Filipinas. Esta é a quinta no mundo dedicada ao fundador dos dominicanos.

Filipinas Igreja de Sao Domingos e declarada Basilica menor 1

Foto: CBCP NEWS.

Filipinas – Manila (24/01/2023 15:22, Gaudium Press) No dia 14 de janeiro, a igreja de São Domingos, localizada na cidade de San Carlos, Filipinas, foi formalmente declarada Basílica menor. Durante a celebração foi lido o decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano que designa a igreja de 250 anos como uma Basílica menor.

A cerimônia foi presidida por Dom Charles Brown, núncio apostólico nas Filipinas e teve como concelebrantes o Cardeal José Advincula, Dom Sócrates Villegas de Lingayen-Dagupan, Dom Fidelis Layog e o Padre Gerard Francisco Timoner, Mestre da Ordem dos Pregadores.

Filipinas Igreja de Sao Domingos e declarada Basilica menor 3

Foto: CBCP NEWS.

Quinta Basílica no mundo dedicada ao fundador dos dominicanos

Em sua homilia, o Padre Timoner explicou que a nova Basílica sob o patrocínio de São Domingos é a quinta no mundo dedicada ao fundador dos dominicanos: três estão na Itália e uma na Argentina. Das cerca de 1.800 Basílicas menores do mundo, 21 estão nas Filipinas e duas delas estão na Arquidiocese de Lingayen-Dagupan.

Já o Cardeal Advincula afirmou que a nova Basílica mostra a “proximidade do Papa Francisco com todos nós. Ele reconheceu oficialmente a profundidade e a intensidade de nossa devoção a São Domingos e nos exorta a convidar mais pessoas a se aproximarem do Senhor para experimentar seu grande amor”.

Filipinas Igreja de Sao Domingos e declarada Basilica menor 4

Foto: CBCP NEWS.

Diferença entre Basílicas maiores e Basílicas menores

Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. Dessas últimas, 65 se encontram no Brasil. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada no interior de São Paulo, é a segunda maior Basílica do mundo em dimensões, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas