Gaudium news > Brasília sediará 14º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

Brasília sediará 14º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

O evento é uma oportunidade para ampliar o debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração, bem como a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja.

Brasilia sediara 14o Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

Foto: Divulgação/CNBB.

Redação (24/01/2023 14:19, Gaudium Press) Entre os dias 2 a 6 de outubro, Brasília sediará o 14º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra. O evento, que terá as inscrições abertas a partir de fevereiro, é promovido pelo Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O encontro, realizado a cada dois anos, tem por objetivo favorecer o intercâmbio de experiências e a formação, além de oferecer uma oportunidade para ampliar o debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração, bem como a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja.

Público-alvo deste evento

O público-alvo desta iniciativa são estudantes, docentes, profissionais de arquitetura, engenharia e artes, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, membros dos conselhos de economia e administração de paróquias e santuários, equipes de liturgia e leigos e leigas.

O evento também é voltado para pessoas envolvidas direta ou indiretamente nas atividades como construções, reformas e decorações das igrejas e que desejam aprofundar a relação entre liturgia, arquitetura e arte, como decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas e técnicos de som e iluminação.

Encontros Nacionais de Arquitetura e Arte Sacra

Apesar de terem começado a ser desenhados no ano de 1967, com diversas iniciativas de encontros e formações, somente em 1996 uma equipe foi formada e os encontros nacionais foram estruturados. Desde então, o número de participantes segue crescendo e o evento tornou-se oficial tanto em âmbito acadêmico quanto eclesiástico.

“Este encontro é importante, primeiro por reunir todos os envolvidos no processo de construção e adequação de igrejas e segundo, por podermos refletir sobre a teologia e as orientações da igreja para elaboração de projetos de espaço celebrativo”, afirmou o perito do Setor Espaço Litúrgico e secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, Padre Thiago Faccini Paro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas