Gaudium news > São Remígio de Rouen: bispo, filho de Carlos Martel e tio de Carlos Magno

São Remígio de Rouen: bispo, filho de Carlos Martel e tio de Carlos Magno

São Remígio de Rouen, um dos santos que a Igreja comemora hoje, dia 19 de janeiro, introduziu o canto gregoriano no norte da França.

561px Saint remi

Redação (19/01/2024 11:10, Gaudium Press) A Igreja comemora hoje São Remígio de Rouen, santo distinto de São Remígio de Reims, que batizou Clóvis, o primeiro rei cristão franco.

Este São Remígio também foi um grande personagem, filho de Carlos Martel, também conhecido como Carlos ‘Martelo’ que derrotou as forças do califado Omíada na batalha de Poitiers, interrompendo assim o avanço muçulmano que ameaçava o cristianismo nascente.

Escolhido por seu irmão, o rei Pepino, o Breve, como bispo da diocese de Rouen em 755, ele enfrentou desafios significativos.

Entre as muitas histórias surpreendentes sobre São Remígio, conta-se que um dia seu irmão o enviou a Fleury sur Loire para recolher as relíquias de São Bento, que deveriam ser devolvidas a Monte Cassino, o primeiro mosteiro fundado pelo grande monge patriarca do Ocidente. Mas quando abriu a caixa onde estavam esses restos, ficou cego com o brilho que emitiam, e só pelas orações do abade de Fleury, o Santo recuperou a visão.

São Remígio introduziu o canto gregoriano no norte da França. Quando esteve em Roma, trouxe um monge, Simão, que o ensinou. Depois enviou outros monges para continuarem a instruir-se neste tipo de canto, que acabaram por estabelecê-lo na França. Ele tinha ido à Cidade Eterna para mediar entre o Papa e o Rei dos Longobardos, Desidério, que havia tomado as terras do Papa. Pela sua gestão, o Papa elogia o Bispo Remígio, perante o Rei Pepino, como “uma pessoa amável a Deus”.

Ele participa, no ano 762, de um concílio local em Attigny. Provavelmente morreu em 772. Sua fama de santidade levou-o a ser reverenciado logo após sua morte.

No século IX, seu corpo foi transferido para Soissons, mas, em 1090, retornou a Rouen.

Em 1520, parte de seus restos mortais foi transferida para o palácio imperial na Áustria. No ano de 1562, durante a tomada de Rouen pelos huguenotes, as relíquias do Santo foram profanadas e incineradas.

Com informação El Testigo Fiel.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas