Gaudium news > Cardeal Zen: Estamos preocupados com o sínodo

Cardeal Zen: Estamos preocupados com o sínodo

Ele pensa diferente do cardeal Müller e afirma que, se Francisco tiver problemas graves de saúde, deve considerar a ideia de renunciar.

Joseph Zen Ze Kiun 1 768x937 1

Redação (19/01/2023 09:34, Gaudium Press) O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, deu uma entrevista a Serena Sartini, do Il Giornale, sobre diversos assuntos, e também sobre o esperado e desejado encontro com o Papa que aconteceu após o funeral de Bento XVI, e que ele qualifica como um “encontro maravilhoso, muito caloroso”. “Contei minha experiência pastoral nas prisões de Hong Kong. Nestes 10 anos batizei vários presos. Francisco disse que estava muito feliz com meu ministério”.

Mas as felizes alusões ao seu encontro com Francisco servem de aperitivo para declarações que são carregadas de profundidade, e que começam com as suas opiniões sobre o recente livro do Bispo Ganswein, Nada além da verdade:

“Ainda não li o livro, mas acho que vai ser interessante. Concordo com o Mons. Ganswein sobre o assunto da missa em latim. As generalizações tendenciosas no [motu proprio] Traditionis custodes de Francisco feriram o coração de muitas pessoas. Lendo o motu proprio e a carta do Papa aos bispos, nota-se uma “facilidade” e uma “tendência” em relacionar o desejo de usar a forma extraordinária da Missa com um julgamento negativo sobre a forma ordinária da Missa, ou uma tendência a vincular a recusa em aceitar a reforma litúrgica com uma rejeição total e profunda do Concílio Vaticano II. Os anti-Ratzinger no Vaticano não podem esperar pacientemente que a Missa Tridentina morra junto com a morte de Bento XVI, em vez de humilhá-lo dessa maneira?

O erro da Igreja na Holanda?

O jornalista pergunta ao cardeal, que tem mais de 90 anos, se ele acha que “Francisco vai mudar de linha”, ao que o cardeal responde: “não sei, mas espero que haja uma mudança. Estamos muito preocupados com o que pode acontecer com o Sínodo dos Bispos [ndr. O sínodo sobre a sinodalidade]. E temo que o Sínodo esteja repetindo o mesmo erro da Igreja holandesa de 50 anos atrás, quando os bispos recuaram e aceitaram que os fiéis conduzissem a Igreja; logo seu número diminuiu. Rezemos para que o nosso Papa tenha maior sabedoria.”

Sobre uma possível renúncia do Papa Francisco, o Cardeal Zen tem uma opinião diferente da expressa pelo Cardeal Müller: “Penso que sim, se o Papa tiver graves problemas de saúde, deveria considerar a ideia de renunciar. Bento XVI deu um excelente exemplo”.

Sobre a vida dos católicos na China, o cardeal Zen afirma que a situação deles é “difícil, nunca devemos esquecer de rezar nestes tempos difíceis. Muitos fiéis testemunham sua fé com consciência, mas sabemos que, quando a situação se torna difícil, alguns pensam apenas em seus próprios interesses. Continuamos a defender a verdade, a justiça e a caridade. As trevas não vencerão a luz”.

O cardeal Zen está enfrentando um processo legal em Hong Kong por supostamente não registrar adequadamente um fundo para ajudar manifestantes pró-democracia.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas