Gaudium news > Papa: ser desapegado para crescer no espírito de serviço

Papa: ser desapegado para crescer no espírito de serviço

No Angelus dominical, Francisco comentou o Evangelho que fala de como João Batista anuncia aquele que “tem precedência sobre mim”.

Captura de tela YouTube Vatican Media

Captura de tela YouTube Vatican Media

Redação (16/01/2023 15:01, Gaudium Press) No Ângelus de ontem, na Praça de São Pedro, Francisco comentou o Evangelho do dia, que fala das ações de João Batista depois de ter batizado o Senhor no Jordão.

O Papa perguntou se, seguindo o exemplo de João, procuramos conduzir os outros ao Senhor ou se queremos atraí-los para nós.

O Papa destacou que uma vez cumprida a sua missão, “João sabe se afastar, retira-se de cena para dar lugar a Jesus”, “coloca os seus discípulos nas pegadas de Jesus” e eclipsa-se a si mesmo, ensinando-nos assim “a liberdade em relação aos apegos”, pois é fácil apegar-se a papéis e cargos, à necessidade de ser estimado, reconhecido e premiado.

Mas o serviço envolve a gratuidade, o cuidar dos outros sem vantagens para si, sem segundas intenções. “Far-nos-á bem cultivar, como João, a virtude de nos afastarmos no momento oportuno, testemunhando que o ponto de referência da vida é Jesus”, afirmou o Pontífice. Isto é essencial para os ministros de Deus, mas também para os pais que educam os seus filhos com sacrifício e depois devem deixá-los livres para seguir seu caminho na vida, como dizendo: “não os deixaremos sozinhos”, “mas com discrição, sem intromissão.”

Livrar-se desses apegos é um passo decisivo para crescer no espírito de serviço.

Com informações Vatican News

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas