Gaudium news > CNBB pede orações pela saúde do Cardeal Geraldo Majella Agnelo

CNBB pede orações pela saúde do Cardeal Geraldo Majella Agnelo

O purpurado de 89 anos, cujo lema episcopal é “Caridade com Fé”, está internado há 19 dias em um hospital de Londrina e sua saúde inspira cuidados.

CNBB pede oracoes pela saude do oracao do Cardeal Geraldo Majella Agnelo

Foto: Divulgação/CNBB.

Redação (09/01/2023 16:59, Gaudium Press) Orações pela saúde do Arcebispo emérito de Salvador (BA), Cardeal Geraldo Majella Agnelo, é o que pede a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) às comunidades eclesiais missionárias e dioceses brasileiras.

Saúde que inspira cuidados

O purpurado de 89 anos, cujo lema episcopal é “Caridade com Fé”, está internado há 19 dias em um hospital de Londrina e, de acordo com a CNBB, sua saúde inspira cuidados. No dia 29 de junho de 2022 o Cardeal celebrou os 65 anos de sua ordenação sacerdotal.

Entre 5 de maio a 27 de outubro de 1982, foi Bispo de Toledo (PR). Em seguida foi designado Arcebispo de Londrina (PR) até janeiro de 1999, quando foi nomeado Arcebispo Primaz do Brasil, assumindo o governo pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Funções na Cúria Romana e na CNBB

No dia 16 de setembro de 1991, foi designado Secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, na Cúria Romana. Além disso, foi membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, do Comitê Central do Grande Jubileu do Ano 2000 e do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

Ele também presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, de 1983-1987, foi vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB, 2º Vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), em 1999 e presidiu a CNBB entre os anos de 2003 a 2007.

Criado Cardeal pelo Papa João Paulo II

Dom Geraldo Majella Agnelo foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II no consistório de 21 de fevereiro de 2001, recebendo o título de São Gregório Magno em Magliana Nuova. No Vaticano, foi membro do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja.

O Cardeal brasileiro participou de dois Conclaves: o primeiro foi no ano de 2005, no qual o Papa Bento XVI foi eleito; já no segundo, em 2013, o Papa Francisco foi escolhido pelos purpurados participantes. Dom Geraldo Majella foi um dos três presidentes da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas