Gaudium news > Frases dos Santos sobre o Sacramento do Batismo

Frases dos Santos sobre o Sacramento do Batismo

A Igreja celebra no dia de hoje, a Festa do Batismo do Senhor, que ocorre na segunda-feira após a Epifania. Com essa festa, o ciclo de Natal é concluído.

Batismo

Foto: Cathopic/vytas_sdb.

Redação (09/01/2023 11:02, Gaudium Press) O Batismo é o primeiro dos sete sacramentos e o único indispensável para a nossa salvação eterna. Quem assegura isso é São Tomás de Aquino, o Doutor Angélico, segundo o qual “todos são obrigados ao Batismo e, sem ele, não pode haver salvação para os homens”, pois “se alguém não renasce na água e no Espírito Santo, não pode entrar no Reino dos Céus” (Jo 3, 5).

Com o objetivo de incentivar os nossos leitores e auxiliar na catequese dos primeiros sacramentos, reunimos uma série de frases dos Santos sobre o Batismo e sua importância para a nossa salvação eterna. Confira abaixo:

Batismo de Jesus

01 – “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois na imersão na água, o Espírito Santo voa sobre nós do alto do Céu e que, adotados pela Voz do Pai, nos tornamos filhos de Deus”. (Santo Hilário)

02 – “Do batismo e da graça não devemos afastar as crianças”. (São Cipriano, Bispo de Cartago)

03 – “Sepultemo-nos com Cristo pelo batismo, para ressuscitarmos com Ele; desçamos com Ele, para sermos elevados com Ele; subamos novamente com Ele, para sermos glorificados nele”. (São Gregório Nazianzeno)

04 – “Ó bem-amados, fomos para todo o sempre lavados pela água do batismo, para todo o sempre estamos libertos, para todo o sempre fomos acolhidos no seu Reino imortal”. (São Paciano de Barcelona)

05 – “O Batismo é o mais bonito e maravilhoso dos dons de Deus… Chamamo-lo… dom, porque é concedido aos que nada têm; graça, porque é dado também aos culpados”. (São Gregório de Nazianzo)

dew g6adfbb057 1280

Foto: Pixabay.

06 – “Sim, ficámos libertos das correntes, nós que fomos reunidos ao chamamento do Senhor, pelo sacramento do batismo”. (São Paciano de Barcelona)

07 – “O batismo nos concede a graça do novo nascimento em Deus Pai por meio do seu Filho no Espírito Santo, pois os que têm o Espírito de Deus são conduzidos ao Verbo, isto é, ao Filho; mas o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a incorruptibilidade. Portanto, sem o Espírito Santo não é possível ver o Filho de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai, pois o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho de Deus se faz pelo Espírito Santo”. (Santo Ireneu)

08 – “E dele saiu sangue e água”. Não passes com indiferença por este mistério. Já te disse que esta água e este sangue são símbolo do batismo e dos mistérios eucarísticos”. (São João Crisóstomo)

09 – “Batismo, porque o pecado é sepultado na água; unção, porque é sagrado e régio (assim se tornam os que são ungidos); iluminação, porque é luz resplendente; veste, porque cobre a nossa vergonha; lavacro, porque nos lava; selo, porque nos preserva e é sinal do poder de Deus”. (São Gregório de Nazianzo)

10 – “Este Sacramento, instituído por Cristo ressuscitado (Mt 28, 18-19), é o primeiro da iniciação cristã e constitui a porta de entrada na vida do Espírito. Nele, o batizado é consagrado pelo Pai no Espírito Santo, à imagem de Cristo, Homem novo, e tornado membro da Igreja, seu Corpo místico”. (São João Paulo II). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas