Gaudium news > Dom Juarez de Souza da Silva é nomeado Arcebispo de Teresina (PI)

Dom Juarez de Souza da Silva é nomeado Arcebispo de Teresina (PI)

O prelado, até então Bispo de Parnaíba (PI), se torna o oitavo Arcebispo de Teresina, sucedendo Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, que renunciou por idade.

Papa Francisco nomeia Dom Juarez de Souza da Silva para a Arquidiocese de Teresina

Foto: Divulgação/CNBB.

Redação (03/01/2023 12:23, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 4, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia por idade apresentado por Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, até então Arcebispo de Teresina, Piauí. Em seu lugar, o pontífice nomeou Dom Juarez de Souza da Silva, que era, até o momento, Bispo de Parnaíba (PI).

Breve história de Dom Juarez de Souza da Silva

Nascido no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí (PI), no dia 30 de junho de 1961, Juarez Sousa da Silva cursou Filosofia e Teologia no seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina (PI), se graduando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e concluindo seu mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, Itália.

Foi ordenado Diácono no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior (PI); Sacerdote, em 19 de março de 1994, na matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras (PI); Bispo, em 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras (PI), onde seu exerceu seu ministério episcopal.

Em 2016 foi transferido para a Diocese de Parnaíba, onde assumiu primeiro como Bispo coadjutor e depois como Bispo diocesano. O lema episcopal escolhido por ele foi: Ut vitam habeant, “Para que tenham vida” (Jo 10,10).

O prelado foi membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Bispo referencial da Comissão Nacional de Presbíteros, no período de 2016 a 2019. Atualmente, além de Bispo Diocesano de Parnaíba, Dom Juarez é presidente do regional Nordeste 4 da CNBB e Bispo referencial da Catequese no regional. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas