Gaudium news > Santa Sé divulga programa da celebração do funeral de Bento XVI

Santa Sé divulga programa da celebração do funeral de Bento XVI

A previsão é que a cerimônia dure cerca de duas horas, sendo concelebrada por 125 Cardeais e 400 Bispos.

Santa Se divulga programa da celebracao do funeral de Bento XVI

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (03/01/2023 15:47, Gaudium Press) O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice divulgou a programação do funeral do Papa emérito Bento XVI. A Santa Missa de exéquias do Sumo Pontífice, preparada por um grupo de especialistas, está marcada para ocorrer a partir das 09h30 da próxima quinta-feira, 5.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, esta será uma inédita celebração do funeral de um Papa presidida pelo seu sucessor. Por conta disso, foi necessário alterar alguns elementos do modelo das exéquias de um sumo pontífice. Se acrescentou a referência a um “Papa emérito” e se excluiu trechos que se referiam à morte de um pontífice em exercício.

Início do cerimonial

A partir das 19h da próxima quarta-feira, 4, a porta da Basílica de São Pedro se fechará aos visitantes e o caixão em madeira de cedro, será fechado em um rito privado, durante o qual o mestre das Celebrações Litúrgicas, monsenhor Diego Ravelli, fará a leitura do o ‘rogito’, relatando os principais atos da vida do falecido Papa.

Em seguida, um véu de seda branca se estenderá sobre o rosto de Bento XVI, que será aspergido com água benta. Um saco com as moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado de Bento XVI será colocado junto ao seu corpo, além dos pálidos e o tubo com o ‘rogito’, depois de selado com o selo do Departamento das Celebrações Litúrgicas.

Santa Se divulga programa da celebracao do funeral de Bento XVI 2

Foto: Vatican Media.

Missa na Praça de São Pedro

Na quinta-feira, por volta das 08h45 (horário de Roma), o corpo do Pontífice será transportado da Basílica de São Pedro até a Praça, onde será recitado o Santo Rosário. Às 09h30 será iniciada a Santa Missa. O Papa Francisco proferirá a homilia, enquanto o Cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, celebrará no altar, por conta das limitações físicas do atual Pontífice.

Após a homilia, se rezará por Bento XVI, para que “o eterno Pastor o acolha no seu reino de luz e de paz”. Após a Comunhão, será realizado o rito da ‘Ultima Commendatio’ (última encomendação) e da Valedictio (adeus), no qual o Papa Francisco aspergirá a urna com água benta, antes da sepultura, em cerimônia privada. A previsão é que a cerimônia dure cerca de duas horas, sendo concelebrada por 125 Cardeais e 400 Bispos.

Sepultamento no antigo túmulo de São João Paulo II

Atendendo ao pedido do próprio falecido, Bento XVI será sepultado na Cripta da Basílica de São Pedro, no túmulo que antes era de São João Paulo II. Após a sua canonização, os restos mortais do Papa polonês foram transferidos para uma capela perto da ‘Pietà’ de Michelangelo.

O caixão em cedro de Bento XVI será selado com os selos da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo de São Pedro, antes de ser colocado numa urna em zinco e num terceiro caixão, em madeira. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas