Gaudium news > Papa Francisco nomeia Bispos para Brasília (DF) e Parintins (AM)

Papa Francisco nomeia Bispos para Brasília (DF) e Parintins (AM)

O Santo Padre também acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Giuliano Frigeni, que desde 1999 era Bispo de Parintins.

Arquidiocese de Brasilia e Diocese de Parintins tem novos bispos

Foto: Divulgação/CNBB.

Redação (21/12/2022 12:47, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 21, o Papa Francisco nomeou dois novos Bispos para o Brasil: o Padre Antonio Aparecido de Marcos Filho, foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) e Dom José Albuquerque de Araújo, atual Bispo auxiliar de Manaus (AM), foi escolhido como Bispo diocesano de Parintins (AM).

Dom Antonio Aparecido de Marcos Filho

Foto: Divulgação/CNBB.

Dom Antônio Aparecido de Marcos Filho

Nascido no dia 5 de agosto de 1966 em Ibaté, na Diocese de São Carlos, Antônio Aparecido de Marcos Filho estudou Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino em São Carlos (1993-1995) e em Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996-1999). Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 10 de setembro de 1999, sendo incardinado na Diocese de São Carlos.

Exerceu inúmeros cargos importantes dos quais se destacam o de ter sido Diretor Espiritual e depois reitor do Seminário Propedêutico, Diretor Espiritual do Seminário de Filosofia, membro do Conselho Presbiteral, do Colégio dos Consultores e da Comissão Diocesana para a Proteção dos Menores e Vulneráveis. Atualmente é reitor do Seminário de Teologia.

Dom Jose Albuquerque de Araujo

Foto: Divulgação/CNBB.

Dom José Albuquerque de Araújo

Nascido no dia 17 de julho de 1968 em Manaus, José Albuquerque de Araújo cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Brasília (1989-1991) e em Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano em Manaus (1992-1995). Posteriormente, obteve a Licenciatura em Teologia Dogmática, com especialização em Liturgia, na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo (1996-1997).

Foi ordenado sacerdote no dia 4 de agosto de 1996, sendo incardinado na Arquidiocese de Manaus. Em 16 de março de 2016 foi nomeado Bispo titular de Altava e auxiliar da Arquidiocese de Manaus, recebendo a ordenação episcopal em 19 de junho seguinte. Desde 2019 é membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas