Gaudium news > Camisa azul da seleção brasileira é inspirada no manto de Nossa Senhora

Camisa azul da seleção brasileira é inspirada no manto de Nossa Senhora

A primeira vez que os jogadores do Brasil utilizaram a ‘azulzinha’ foi no mundial de 1958, quando a seleção conquistou sua primeira Copa do Mundo.

Camisa azul da selecao brasileira e inspirado no manto de Nossa Senhora

Foto: Divulgação.

Redação (02/12/2022 15:19, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, por ocasião da terceira rodada do grupo G da Copa do Mundo, realizada no Catar, a seleção brasileira de futebol entrará em campo contra Camarões utilizando o seu uniforme azul. Poucos sabem, mas a história dessa camisa azulada tem relação com a Padroeira do Brasil.

Final da Copa do Mundo de 1958

No ano de 1958, a seleção brasileira chegou à final do mundial contra a Suécia, que também utilizava amarelo em seu uniforme principal. Foi então que a FIFA interveio e, através de um sorteio, definiu que o Brasil teria que usar sua camisa reserva.

O chefe da delegação brasileira naquele ano, Paulo Machado de Carvalho, ficou responsável por comprar o tecido para confeccionar o novo uniforme. O tecido escolhido foi de coloração azul, bordado de última hora e entregue aos jogadores.

Vitória abençoada por Nossa Senhora Aparecida

Diante do ceticismo dos jogadores por terem que utilizar o uniforme azul no lugar da tradicional ‘amarelinha’, Paulo Machado de Carvalho explicou que a ideia de usar o tom azulado era inspirado no manto de Nossa Senhora Aparecida.

Animada com a piedosa ideia, a seleção brasileira entrou em campo com a camisa azul. A partida foi encerrada com a vitória brasileira por 5 a 2 e a conquista pela primeira vez do título de campeã da Copa do Mundo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas