Gaudium news > Divulgado o programa de viagem do Papa ao Congo e ao Sudão do Sul

Divulgado o programa de viagem do Papa ao Congo e ao Sudão do Sul

Estas visitas apostólicas estavam programadas para ocorrer entre os dias 2 a 7 de julho deste ano de 2022, entretanto, elas foram adiadas por motivos de saúde.

Divulgado o programa de viagem do Papa no Congo e no Sudao do Sul

Foto: Divulgação.

Redação (01/12/2022 10:33, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta quinta-feira o programa da viagem apostólica que o Papa Francisco realizará na República Democrática do Congo e no Sudão do Sul, entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro de 2023.

Estas visitas estavam inicialmente programadas para acontecer entre os dias 2 a 7 de julho deste ano de 2022, entretanto, foi necessário adiá-las por motivos de saúde. Na época o Pontífice estava realizando um tratamento no joelho. “Adiar não é cancelar”, afirmou na ocasião o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Visita à República Democrática do Congo

O Papa partirá de Roma no dia 31 de janeiro. Assim que chegar em Kinshasa deverá visitar o Presidente Tshisekedi e em seguida reunir-se com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no Palais de la Nation. Ainda neste dia ele proferirá um discurso aos fiéis do país.

Na manhã do dia 1º de fevereiro, Francisco celebrará a missa no aeroporto de Ndolo. Já na parte da tarde, ele se reunirá com vítimas da violência no leste do país e representantes de algumas instituições de caridade, onde ele fará um discurso.

Para o dia 2 de fevereiro está previsto um encontro entre o Santo Padre e os jovens e catequistas no estádio dos Mártires. À tarde, o Pontífice participará de um encontro de oração na catedral de Notre-Dame-du-Congo com sacerdotes, diáconos, consagrados e seminaristas. Logo depois terá conversas privadas com os jesuítas do Congo.

No dia 3 de fevereiro, antes de deixar o Congo, o Papa se encontrará com os Bispos congoleses na sede da CENCO, conferência episcopal do país. Em seguida, voará para Juba, capital do Sudão do Sul, viagem que fará na companhia do Arcebispo de Canterbury e do Moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia. À tarde, ele terá um encontro com o presidente do Sudão do Sul.

Visita ao Sudão do Sul

Na manhã do dia 4 de fevereiro, o Santo Padre se reunirá com os Bispos, sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas e seminaristas na Catedral de Sainte-Thérèse. Em seguida, receberá os jesuítas do país em um encontro particular. À tarde, ele falará com imigrantes antes de participar de uma oração ecumênica no mausoléu de John Garang.

No dia 5 de fevereiro, último dia de sua visita ao Sudão do Sul, o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa de despedida e recitará a oração mariana do Angelus, ainda no mausoléu de John Garang. Logo depois ele retornará para Roma. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas