Gaudium news > Audiência geral: a consolação autêntica

Audiência geral: a consolação autêntica

Na Audiência Geral, Papa Francisco continuou com a sua catequese sobre o discernimento.

Sin titulo 11 768x362 1

Redação (30/11/2022 19:03, Gaudium Press) Na Audiência Geral de hoje, na Praça de São Pedro, e seguindo a sua catequese sobre o discernimento, Francisco tratou sobre a autêntica consolação, que é uma espécie de carícia de Deus pela qual somos confirmados de que estamos percorrendo seus caminhos, “ou seja, pelas estradas da vida, da alegria e da paz”.

Mas é preciso ter cuidado com as ‘consolações’ do maligno, ‘consolações que não são verdadeiras’. Ele age “de forma astuta e disfarçada”, causando certo júbilo que pode ser enganoso. Como distinguir a consolação de Deus da ‘consolação’ do diabo? É simplesmente ver se o que nos dá alegria é a prática do bem. Se for assim, é um consolo de Deus; agora, se é alegria no mal ou naquilo que nos afasta de Deus; se não é “em busca do nosso verdadeiro bem”, é consolação do maligno.

Para saber qual consolo vem de quem, é necessário “aprender a ler no livro do coração”, expressou o Papa. “O que aconteceu? Não nos jornais, mas no meu coração… Meu coração tem estado atento? Tem crescido?” Para bem auscultar o coração, convém fazer o exame de consciência , que nos ajuda a procurar “a raiz” dos nossos erros.

Devemos “aprender a ler no livro do coração o que aconteceu durante o dia”.

“Santo Inácio de Loyola nos diz que quando o princípio, o meio e o fim dos pensamentos são bons, e tudo está orientado para o bem, é sinal de bom espírito. Por outro lado, quando os pensamentos não são bons, nos distraem, nos agitam e nos tiram a paz, é sinal de mau espírito”, recordou o Pontífice no resumo de sua catequese em espanhol.

A autêntica consolação confirma-nos no caminho que Deus quer para nós, dando-nos alegria e paz.

Na festa de hoje, quando a Igreja recorda Santo André, o primeiro apóstolo de Jesus, o Papa pediu que “este santo apóstolo nos ensine a buscar o Messias em cada momento de nossa vida e a anunciá-lo com alegria aos que nos rodeiam. Que Jesus abençoe vocês e a Virgem Santíssima cuide de vocês. Muito obrigado”.

Com informações Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas