Gaudium news > CNBB define tema da Campanha da Fraternidade de 2024

CNBB define tema da Campanha da Fraternidade de 2024

A Campanha da Fraternidade tem por objetivo despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira.

CNBB define tema da Campanha da Fraternidade de 2024

Redação (29/11/2022 12:23, Gaudium Press) O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu em sessão para definir o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024). Através de uma votação, o tema escolhido foi “Fraternidade e amizade social” e o lema”Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf Mt 23,8).

“É tempo de refletir sobre a fraternidade e a amizade social, converter o coração, promover a comunhão e não descuidar daquilo que é caro a todos nós: a dimensão social do Evangelho precisa ser redescoberta. Cuidar da vida partindo da experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo que tem ressonâncias na comunidade, na sociedade. E o lema nos inspira a trilhar esse caminho”, afirmou o assessor de Campanhas da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista.

Objetivo da Campanha da Fraternidade

Realizada anualmente pela Igreja Católica, sempre no período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade tem por objetivo despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.

O tema escolhido para cada edição da campanha define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela CNBB.

60 anos da Campanha no Brasil

No ano de 1961, três sacerdotes da Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha com o objetivo de levantar fundos para ajudar aos mais necessitados. A iniciativa recebeu o nome de Campanha da Fraternidade e foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte.

No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a Campanha. Apenas em 1964, a Campanha da Fraternidade foi lançada a nível nacional pela CNBB com o tema: “Igreja em Renovação”. Após seis décadas, a Campanha é um grande convite para nos convertermos para a prática da justiça social, da solidariedade, da partilha e do amor ao próximo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas