Gaudium news > Avança o processo de beatificação de Dom Helder Câmara

Avança o processo de beatificação de Dom Helder Câmara

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, anunciou que o Vaticano autorizou que se dê início ao processo de beatificação de Dom Helder Câmara

360px Helder Camara 1974

Fonte: wikipedia. Créditos: Par Hans Peters.

Redação (16/11/2022 16:05, Gaudium Press) Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, anunciou que a Santa Sé emitiu um comunicado no qual autoriza a abertura do processo de beatificação de Dom Helder Câmara, Arcebispo emérito da diocese.

O anúncio foi feito no Marco Zero de Recife, durante a Missa de encerramento do Congresso Eucarístico Nacional, no último dia 15 de novembro.

Dom Antônio leu o comunicado que lhe foi enviado por parte do postulador da causa de canonização de Dom Helder Câmara, Frei Jociel Gomes:

“Exmo. e Revmo.

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB

Comunico que foi emitido hoje, em Roma, o Decreto de Validade Jurídica do Processo de Dom Helder Câmara, reconhecendo que todos os atos e toda documentação feitos na Arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério das Causas dos Santos. Doravante, solicitaremos a nomeação de um Relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo “Venerável”.

Próximos passos do processo

O processo de Dom Helder Câmara iniciou-se em 2015, após aprovação do Vaticano. Em agosto do mesmo ano, a Arquidiocese enviou ao Vaticano uma coleção de 180 volumes com escritos de Dom Helder Câmara.

A aceitação do início do processo de beatificação é um reconhecimento de que toda a documentação recolhida pela Arquidiocese está de acordo com as diretrizes do Dicastério para a Causa dos Santos.

A próxima etapa do processo rumo a beatificação consiste na nomeação de um relator. O relator deve acompanhar a realização da “positio”, que consiste em um conjunto de documentos comprovando as virtudes de Dom Helder e que ele pode ser considerado modelo de santidade para os demais fiéis. Após a análise de uma comissão do Vaticano e posteriormente do Papa, ele poderá ser declarado Beato.

Biografia de Dom Helder Câmara

Helder Câmara nasceu em Fortaleza, no dia 7 de fevereiro de 1909. Foi ordenado sacerdote com apenas 22 anos de idade, graças a uma autorização da Santa Sé. Foi nomeado Bispo auxiliar do Rio de Janeiro e ordenado em 1952.

Ele também foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, instituição na qual ocupou o cargo de secretário geral até ser nomeado Bispo de Olinda e Recife, em 1964.

Dom Helder Câmara foi muito ativo durante o Concílio Vaticano II e um dos 40 padres conciliares que assinaram o Pacto das Catacumbas, documento no qual os signatários se comprometiam a levar uma vida de pobreza, despojada de poder, de abertura ao mundo e de colegialidade entre si.

Dom Helder Câmara ajudou na criação de inúmeras comunidades eclesiais de base (CEBs) influenciadas pela Teologia da Libertação e pela opção preferencial pelos pobres.

Ele foi o brasileiro com mais indicações ao Prêmio Nobel da Paz, ao todo foram quatro. Em 1984, tornou-se Arcebispo emérito da diocese por ter atingido a idade de 75 anos. Ele continuou a viver em Recife até sua morte, em 27 de agosto de 1999, com 90 anos de idade. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas