Gaudium news > Cardeal Odilo abre a Novena da Padroeira do Brasil no Santuário de Aparecida

Cardeal Odilo abre a Novena da Padroeira do Brasil no Santuário de Aparecida

A novena deste ano tem por tema “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.

Cardeal Odilo abre a Novena da Padroeira do Brasil no Santuario de Aparecida 1

Foto: Portal A12/Thiago Leon.

São Paulo – Aparecida (05/10/2022 15:35, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida iniciou, às 19h desta segunda-feira, 3 de outubro, a Novena da Padroeira do Brasil, que este ano tem por tema “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.

A celebração do primeiro dia da Novena Solene foi presidida no Altar Central pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e contou com a concelebração do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; e pelo reitor do Santuário Nacional, Missionário Redentorista, Padre Eduardo Catalfo.

Cardeal Odilo abre a Novena da Padroeira do Brasil no Santuario de Aparecida 2

Foto: Portal A12/Thiago Leon.

O que é Igreja? O que somos como Igreja?

Em sua homilia, o Cardeal comentou que o tema deste primeiro dia,“Com Maria, construir uma Igreja Sinodal”, é muito bonito, pois somos convidados a “tomar consciência renovada daquilo que nós somos como Igreja, pois somos uma Igreja Missionária, a Igreja de Jesus Cristo” e recordou que esta é uma missão atual, pois hoje “de maneira especial precisamos nos renovar como uma Igreja Missionária”, pois somos também uma Igreja Sinodal.

O purpurado destacou ainda que o Papa Francisco exorta os católicos de todo o mundo a viver em sinodalidade e sobretudo se voltarem para a própria Igreja e perguntar: ‘O que é Igreja? O que somos como Igreja?’, pois “com o tempo que passa, muitas vezes vão entrando ideias que talvez nem sempre são as mais acertadas como Igreja, nos dividem”.

Cardeal Odilo abre a Novena da Padroeira do Brasil no Santuario de Aparecida 3

Foto: Portal A12/Thiago Leon.

Com nossa devoção a Maria, nós construímos uma Igreja sinodal

Ao tratar de Nossa Senhora, o Arcebispo de São Paulo ressaltou o papel da Mãe de Deus na comunhão eclesial. “Maria continua reunindo os discípulos. Com nossa devoção a Maria, nós construímos uma Igreja sinodal. Ela sempre nos aponta para o centro que constrói a unidade da Igreja e diz sempre de novo ‘Façam tudo o que ele vos disser’”, afirmou.

Dom Odilo concluiu sua homilia invocando a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil por todo o povo brasileiro, “tão necessitado da mensagem de comunhão e superação de conflitos”. Por fim, manifestou seu desejo de que “Nossa Senhora nos ajude a ser uma grande fraternidade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas