Gaudium news > 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus da Igreja no Brasil

10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus da Igreja no Brasil

De 14 a 16 de outubro será realizada em Brasília a 10ª Assembleia dos “Organismos do Povo de Deus” que reunirá cerca de 200 delegados e delegados dos diversos componentes da Igreja no Brasil.

Divulgação

Divulgação

Redação (05/10/2022 09:51, Gaudium Press) O tema desta 10ª Assembleia é “Comunhão e Missão: caminho para a Igreja no Brasil” e do lema bíblico: “Preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (cf. Ef 4,3).

Ela reunirá cerca de 200 delegados dos diversos organismos da Igreja no Brasil: o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Nacional de Presbíteros-CNP, a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNIS) e a Comissão Nacional de Diáconos (CND).

Será um encontro de formação online no dia 7 de outubro, realizado pelo professor Laudelino Azevedo, consultor da Comissão para os Leigos da Conferência Episcopal.

Marcio José de Oliveira, secretário-geral da CNLB, ressaltou que o treinamento visa ajudar os participantes a se inserirem no processo histórico das Assembleias, agora em sua décima edição: “O objetivo é saber de onde veio, como nasceu, o que significa esse espaço e a oportunidade que ele apresenta para todos os organismos, principalmente como expressão para todos os organismos do Brasil”.

O outro objetivo, segundo Marcio, é colocar a 10ª Assembleia dentro do projeto do pontificado do Papa Francisco: “Ela se enquadra dentro do processo da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe e também dentro do movimento do Sínodo sobre a sinodalidade”.

Esta 10º Assembleia “é sem dúvida a maior expressão sinodal da Igreja no Brasil, porque reúne os sujeitos eclesiais dos seis organismos de comunhão, então ela tem esse caráter sinodal e dentro desse processo da sinodalidade ela se destaca como esse espaço de comunhão e missão, tanto que o lema da Assembleia comunica muito com o Sínodo sobre a sinodalidade”, explicou Marcio.

Em carta-convite, os presidentes dos organismos expressam o desejo de que “esta 10ª Assembleia Nacional se converta num rico testemunho de sinodalidade entre os diversos sujeitos eclesiais e se constitua como espaço privilegiado de troca de experiências, expressando assim a unidade e comunhão da Igreja no Brasil”.

Com informações CNBB.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas