Gaudium news > Dom Leonardo Steiner presidirá a Solenidade de Beatificação da mártir Benigna

Dom Leonardo Steiner presidirá a Solenidade de Beatificação da mártir Benigna

Benigna foi surpreendida por um rapaz que estava escondido no mato e tentou agarrá-la à força. Ela resistiu e o rapaz a matou com vários golpes de facão.

Foto: CNBB/Divulgação

Foto: CNBB/Divulgação

Redação (26/09/2022 14:35, Gaudium Press) No último dia 24, Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus e Cardeal da Amazônia brasileira, foi nomeado pelo Papa Francisco para presidir a Solenidade de Beatificação da Mártir Benigna Cardoso da Silva, que ocorrerá no dia 24 de outubro, no Parque de Exposições da cidade de Crato (CE).

O anúncio oficial foi feito por Dom Magnus Henrique, bispo da Diocese de Crato, que manifestou alegria pela escolha do sumo pontífice.

Foto Nívia Uchoa/Governo do Ceará

Foto Nívia Uchoa/Governo do Ceará

Quem é a mártir Benigna?

Considerada heroína da castidade, Benigna Cardoso da Silva, conhecida como Menina Benigna, nasceu no Sítio Oitis, no povoado de Inhumas, em Santana do Cariri, no estado do Ceará, em 15 de outubro de 1928.

Sendo a mais nova de quatro irmãos, Benigna não conheceu o pai, que morreu pouco antes de seu nascimento. Ela e os irmãos foram adotados pelas irmãs Rosa e Honorina, proprietárias do Sítio Oitis.

Conforme os relatos para a causa da beatificação, Benigna era uma aluna dedicada e grande auxiliadora de suas tutoras, que eram idosas e tinham problemas de saúde. A menina era muito religiosa e assídua às missas na Igreja Matriz de Santana do Cariri.

Aos 13 anos, Benigna passou a ser assediada por Raul Alves Ribeiro, um rapaz de 17 anos, residente na vizinhança do Sítio Oitis. A primeira reação da menina foi buscar orientação junto ao pároco da cidade, Pe. Cristiano Coelho Rodrigues, que a aconselhou a resistir firmemente.

Na tarde de 24 de outubro de 1941, quando foi buscar água num poço próximo de sua casa, Benigna foi surpreendida pelo rapaz que estava escondido no mato e tentou agarrá-la à força. Ela resistiu e o rapaz a matou com vários golpes de facão.

O crime causou grande comoção em Santana do Cariri e o túmulo de Benigna logo se tornou um local de peregrinação.

Em 2011, a Diocese do Crato deu início ao processo de beatificação. A causa foi aceita pela Congregação para a Causa dos Santos e, em 2013, Benigna foi declarada Serva de Deus. A promulgação do decreto da Santa Sé autorizando a beatificação é de outubro de 2019, mas a cerimônia foi adiada em virtude da pandemia, sendo marcada para 24 de outubro de 2022, quando se completam 81 anos de sua morte.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas