Gaudium news > Papa recebe Bispos brasileiros em visita ad limina

Papa recebe Bispos brasileiros em visita ad limina

O Papa Francisco recebeu os Bispos brasileiros da Regional Sul 1 para a visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano

Assembleia Geral Ordinaria do Sinodo dos Bispos 2

Redação (24/09/2022 10:50, Gaudium Press) O Papa Francisco recebeu na manhã da última sexta-feira, 23 de setembro, os Bispos brasileiros da Regional Sul 1 da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB).

Fazem parte da Regional Sul 1 da CNBB, os Arcebispos e Bispos das dioceses do Estado de São Paulo. O encontro do Papa com os Bispos aconteceu por ocasião da visita Ad Limina Apostolorum e durou quase duas horas.

Durante o encontro, o Papa foi presenteado pelo Bispo de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr., com uma imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape. O Bispo entregou o presente a Francisco desejando que “o Bom Jesus cure o joelho de nosso Santo Padre”.

A reunião foi uma oportunidade para falar sobre as experiências vividas no Brasil, fazer perguntas e conversar com o Papa. De sua parte, o Papa falou sobre temas como a sinodalidade, clericalismo e evangelização.

O Santo Padre pediu que os Epíscopos vivam o ministério “com profundidade junto ao povo de Deus”, explicou Dom Angelo Ademir Mezzari, Bispo auxiliar de São Paulo.

Bispos brasileiros aprovam nova marca da CNBB 1

Encontro com espontaneidade e liberdade

O Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, qualificou o encontro como muito bom e disse ainda: “Foi uma conversa muito agradável, com muita liberdade e espontaneidade, como o Papa nos permitiu. Ele também foi muito espontâneo”.

Dom Odilo falou que durante o encontro o Papa relembrou os quatro tipos de proximidade descritos pelo Pontífice anteriormente: “a proximidade com Deus, com os outros bispos, com o clero, com o povo”.

A nota tônica do encontro parece ter sido a proximidade e a fraternidade dos Bispos entre si e como Santo Padre, conforme narraram outros Bispos que participaram do encontro.

O Papa Francisco retomou as visitas Ad Limina dos Bispos brasileiros em maio deste ano. Desde então, o Pontífice já se encontrou com os Bispos das regionais Norte, Noroeste, Nordeste e Sul da CNBB. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas