Gaudium news > Papa nomeia novo Bispo para a diocese de São Miguel Paulista

Papa nomeia novo Bispo para a diocese de São Miguel Paulista

A diocese de São Miguel Paulista (SP) recebeu a nomeação de seu novo Bispo. Após a aceitação da renúncia ao governo da diocese apresentada por Dom Manuel Parrado Carral, o Papa nomeou o sacerdote Algarci Munhak como Bispo da diocese

Algaci Munhok CNBB 1

Foto: CNBB

Redação (21/09/2022 11:30, Gaudium Press) O Santo Padre o Papa aceitou a renúncia de Dom Manuel Parrado Carral ao governo da diocese de São Miguel Paulista, São Paulo.

O Papa também nomeou, nesta quarta-feira, 21 de setembro, o padre Algacir Munhak, C.S, como novo Bispo da diocese de São Miguel Paulista.

Mons. Algacir Munhak nasceu no dia 19 de abril de 1966 em Cascavel, Estado do Paraná. Ele emitiu seus votos perpétuos na Congregação de São Carlos, os Scalabrinianos, em 1995. No dia 17 de agosto de 1996 foi ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo de Santos, na época.

Após os estudos de filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier de Passo Fundo – RS, Mons. Munhak obteve um bacharelado na Universidade do Angélico em Roma, em 1994, e posteriormente uma licenciatura em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1998, também em Roma.

Mons. Algacir Munhak foi diretor espiritual no seminário de Sarandi – RS e no seminário de Passo Fundo, em 1998 e 1999 respectivamente.

Em 2000, ele foi promotor de vocações e reitor do seminário propedêutico de Porto Alegre. Entre 2001 e 2005 assumiu a mesma função no seminário de Porto Alegre e, em 2006, no Seminário de Caacupé, em Ciudad del Este, no Paraguai.

Também foi vice-presidente do Instituto Católico Chileno de Imigração (INCAMI) e Vigário paroquial de Nossa Senhora da Pompéia, também no Chile.

Mons. Munhok também foi membro da Seção Pastoral da Mobilidade Humana do CELAM. E foi Provincial de San José, na Argentina.

Após a unificação das províncias scalabrinianas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Peru, Mons. Algacir Munhak assumiu a função de tesoureiro de 2013 a 2019. Em 2019, foi eleito Superior da região Sul-americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes dos Missionários Scalabrinianos, e no passado mês de junho, foi reeleito por mais um triênio. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas