Gaudium news > Santuário Nacional de Aparecida apresenta novo trono de Nossa Senhora

Santuário Nacional de Aparecida apresenta novo trono de Nossa Senhora

A cada ano um novo trono é feito para este importante momento celebrativo, o que o torna um importante símbolo da festa.

Santuario Nacional de Aparecida apresenta novo trono de Nossa Senhora 2

Foto: Portal A12/Thiago Leon.

São Paulo – Aparecida (16/09/2022 12:34, Gaudium Press) Em preparação à Novena e Festa da Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida apresentou o novo trono da imagem, que será oficialmente visto pelo público a partir de 3 de outubro, primeiro dia da novena.

A cada ano um novo trono é feito para este importante momento celebrativo, o que o torna um importante símbolo da festa. Cada um dos detalhes foram projetados a partir do tema da Festa, que este ano é “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.

Carregada de simbolismos bíblicos, históricos e espirituais, a peça é projetada de forma que toda a sua beleza dialogue com o sentimento de devoção e emoção presente no momento. Dentre os símbolos que compõe o trono deste ano estão: os peixes, a rede, a cor azul, a Luz de Maria e os vasos.

Santuario Nacional de Aparecida apresenta novo trono de Nossa Senhora 1

Foto: Portal A12/Thiago Leon.

Explicação dos símbolos presentes no trono

Os peixes são um dos primeiros símbolos do cristianismo, remetendo a diferentes significados. Representam cada um de nós, que caminhamos com Nossa Senhora em direção a uma Igreja Missionária.

A rede que cerca os peixes representa a união dos irmãos que acreditam em Deus através da oração, evangelização e Fé. Ela também é uma referência a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada por pescadores em uma rede de peixes.

A cor azul da coluna remete ao manto de Nossa Senhora Aparecida, sob o qual somos acolhidos e protegidos como filhos. O azul também representa a água. Essa água na qual os peixes nadam faz alusão ao sacramento do Batismo e ao Rio Paraíba do Sul, onde a milagrosa imagem da Padroeira do Brasil foi encontrada.

A luz de Maria é representada pela cor dourada na qual os peixes são retratados. Essa luz protege e guia cada um de seus filhos. A inspiração para esse detalhe está no livro do Cânticos dos Cânticos 6,10: “Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?”.

Por fim, os vasos com flores que estarão postos no altar representam toda a ternura, amor e carinho que Nossa Senhora Aparecida possui por cada um dos seus filhos, manifestando-se sempre através de inúmeras graças e milagres. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas