Gaudium news > Vietnã: Igreja impulsiona causa de canonização do Bispo Pierre Lambert de la Motte

Vietnã: Igreja impulsiona causa de canonização do Bispo Pierre Lambert de la Motte

Os católicos foram convidados a rezar ao bispo Pierre Lambert de la Motte e testemunhar sua reputação de santidade.

575px Mgr Lambert de la Motte

Redação (16/09/2022 09:08, Gaudium Press) Em 14 de setembro, o Bispo Matthew Nguyen Van Khoi de Qui Nhon e o Bispo Joseph Do Manh Hung de Phan Thiet transferiram as relíquias do falecido Bispo francês Pierre Lambert de la Motte (1624-79) da casa-mãe da congregação Lovers of the Holy Cross (Amantes da Santa Cruz Qui Nhon) à Catedral da Assunção de Maria em Qui Nhon, capital da província de Binh Dinh.

Cerca de 50 sacerdotes participaram da cerimônia com a presença de milhares de pessoas, incluindo religiosas e membros da Associação Amantes da Santa Cruz para leigos em trajes tradicionais.

A urna com a relíquia foi colocada em frente a uma grande imagem do falecido bispo, decorada com flores.

Dom Khoi disse que as relíquias são mostradas publicamente na catedral para que muitos fiéis possam facilmente visitar, honrar, rezar e recorrer ao primeiro bispo do Vicariato Apostólico de Dang Trong (Cochinchine), que agora é a diocese de Qui Nhon.

 “Quanto mais as pessoas recorrerem à sua intercessão e se suas orações forem atendidas, maior será a reputação de santidade do Bispo Lambert, facilitando o processo de sua beatificação e canonização”, observou o prelado de 71 anos.

Ele explicou que a exposição das relíquias é uma resposta ao regulamento do Dicastério para as Causas dos Santos que, no ano passado, pediu aos bispos locais que verificassem se o candidato goza de uma reputação de santidade autêntica e generalizada entre grande parte do povo de Deus. A reputação deve ser espontânea e não produzida artificialmente.

Dom Khoi convocou as pessoas a rezar ao Bispo de la Motte e testemunhar sua reputação de santidade. Aqueles que sofrem de doenças incuráveis ​​e se recuperem graças ao seu poder intercessor devem relatar seus casos à Igreja local.

Ele ressaltou que a população local deve ao Bispo de la Motte uma profunda dívida de gratidão por lançar bases sólidas para o clero local, religiosos e catequistas. Ele promoveu a harmonia e a unidade entre a população local e conquistou o respeito das autoridades governamentais e seguidores de outras religiões.

O bispo francês, que serviu o vicariato de 1659-79, ordenou o Pe. Joseph Trang, o primeiro sacerdote nativo da província de Quang Ngai, agora sob a diocese de Qui Nhon, em 1668 em Ayutthaya, na Tailândia. Três anos depois, ele fundou a congregação Amantes da Santa Cruz na província, e a irmã do Pe. Trang foi nomeada a primeira superiora da congregação.

Apesar da perseguição religiosa no Vietnã, o Bispo de la Motte realizou muitas visitas pastorais, administrando o sacramento da Crisma a 10.000 nativos e batizando muitos outros. Houve cerca de 100 mártires nessa região.

Com informações ucanews.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas