Gaudium news > Quais são as sete dores de Nossa Senhora?

Quais são as sete dores de Nossa Senhora?

No dia de hoje, 15 de setembro, a Liturgia Católica celebra a Festa de Nossa Senhora das Dores. Mas quais foram as dores de Maria? Confira aqui.

Nossa Senhora das Dores

Foto: Divulgação/Museu de Arte Sacra de SP.

Redação (15/09/2022 12:04, Gaudium Press) Neste dia 15 de setembro a Liturgia Católica celebra a Festa de Nossa Senhora das Dores. Neste dia os católicos são convidados a recordar de forma especial das sete dores que a Mãe de Deus padeceu. Confira abaixo cada uma dessas dores.

Primeira Dor de Nossa Senhora: A Apresentação de Jesus no Templo e a profecia de Simeão.

Ao apresentar o Menino Jesus no Templo, Maria encontrou Simeão que proferiu a seguinte profecia: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma”. (Lc 2, 34-35).

Segunda Dor de Nossa Senhora: A fuga para o Egito.

Após o nascimento de Jesus, o Rei Herodes quis matá-lo e, por causa disso, um anjo do Senhor apareceu a São José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise”. Obediente, “José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.” (Mt 2, 13-14).

Terceira Dor de Nossa Senhora: A perda do Menino Jesus no Templo.

Terminada a festa da Páscoa, o Menino Jesus ficou em Jerusalém sem que seus pais o percebessem. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. (Lc 2, 43-50).

Nossa Senhora das Dores 1

Quarta Dor de Nossa Senhora: O encontro com Jesus no Caminho do Calvário.

Um dos momentos mais pungentes da Paixão é o encontro de Jesus com Sua Mãe no caminho do Calvário. As lágrimas que Maria derramou na ocasião, a troca de olhar com o Filho, a constatação das crueldades que Ele estava sofrendo, tudo causava imensa dor no Seu Coração de Mãe.

Quinta dor de Nossa Senhora: Maria fica de pé junto à Cruz de Jesus

Maria acompanhou de perto todo o sofrimento de Jesus na Cruz e assistiu de pé à sua morte: “junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofás, e Maria Madalena”. (Jo 19, 25).

Sexta Dor de Nossa Senhora: Maria recebe o corpo de Jesus morto em seus braços

Nossa Senhora da Piedade, é assim que o povo católico invoca Maria nesse momento da Paixão. Depois “tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em panos com os aromas, como os judeus costumam sepultar”. (Jo 19, 40).

Nossa Senhora das Dores

Sétima Dor de Nossa Senhora: Maria deposita Jesus no Sepulcro

O sepultamento de Seu Divino Filho foi a última dor que Maria sentiu durante a Paixão. “No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. Foi ali que depositaram Jesus”. (Jo 19, 41-42). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas