Gaudium news > Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Campo Limpo

Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Campo Limpo

O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Luiz Antônio Guedes na diocese de Campo Limpo e nomeou o padre Valdir José de Castro como novo Bispo da diocese

Papa Francesco Angelus

Redação (14/09/2022, 12:20, Gaudium Press) O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia da diocese de Campo Limpo apresentada por Dom Luiz Antônio Guedes, nesta quarta-feira.

O Papa também nomeou o sacerdote Valdir José de Castro, Superior Geral da Sociedade de São Paulo, como novo Bispo da diocese de Campo Limpo.

Biografia de padre Valdir José de Castro

O padre Valdir José de Castro, SSP, nasceu no dia 14 de fevereiro de 1961 em Santa Bárbara d’ Oeste, em São Paulo.

Ele concluiu os estudos de filosofia na Universidade de Caxias do Sul e os de teologia no Instituto Teológico de São Paulo, entre 2012 e 2016.

Padre Valdir professou os votos religiosos na Saciedade São Paulo (Paulinos) em fevereiro de 1981 e foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1987.

Além dos estudos de filosofia e de teologia, Pe. Valdir também obteve uma licenciatura de Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Também cursou jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul e se especializou em Comunicação recebendo o doutorado Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo.

Dentro de sua congregação, padre Valdir também exerceu cargos de confiança. Foi mestre de noviços entre 1997 e 2001 e diretor Geral do apostolado paulino de 2001 a 2006.

Depois passou a ser provincial da Argentina, do Chile e do Peru de 2007 até 2011 e Provincial do Brasil de 2012 até 2015. Desde então, ele é Superior Geral da Sociedade São Paulo, em Roma.

Dom Luis Antonio Guedes

Dom Luiz Antônio Guedes, bispo emérito

Com a aceitação de sua renúncia, Dom Luiz Antônio Guedes passa a ser o Bispo emérito de Campo Limpo.

Dom Luiz Antônio Guedes nasceu em 25 de novembro de 1945. Com apenas 12 anos de idade ingressou no seminário diocesano de Campinas.

Ele foi ordenado sacerdote em 1972 e recebeu a ordenação episcopal em 1997, quando foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Bispo auxiliar de Campinas.

Após passar pela diocese de Bauru entre 2001 e 2008, Dom Luiz Antônio Guedes foi nomeado pelo Papa Bento XVI para substituir Dom Emílio Pignoli na diocese de Campo Limpo. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas