Gaudium news > Expectativas da visita do Papa ao Cazaquistão

Expectativas da visita do Papa ao Cazaquistão

O Papa Francisco visitou a basílica de Santa Maria Maggiore tendo em vista sua próxima viagem ao Cazaquistão, viagem que o Papa qualificou de tranquila apesar das expectativas internacionais

SalusPopuliRomani2018

Redação (12/09/2022 18:00, Gaudium Press) O Papa Francisco visitou na tarde desta segunda-feira, 12 de setembro, a basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

Desta forma, Francisco cumpre mais uma vez o hábito de visitar o ícone de Salus Populi Romani antes de empreender uma viagem apostólica.

O Papa Francisco visitará o Cazaquistão entre os dias 13 e 15 de setembro. Esta será a 38a viagem do Pontífice.

Francisco deve participar do VII Congresso dos líderes das Religiões internacionais. Há meses a visita do Papa ao Cazaquistão vem levantando expectativas a nível internacional.

Cazaquistão: o Papa, o Patriarca russo e a paz na Ucrânia

Com efeito, um possível encontro entre o Santo Padre o Papa e o Patriarca de Moscou, Kirill, era esperado durante o Congresso.

Contudo, no último dia 25 de agosto, o Patriarca russo informou que não participaria do Congresso e designou uma comissão para representá-lo no evento.

Essa é a segunda vez que um encontro entre os líderes religiosos não acontece. Em junho deste ano, o projeto de um encontro entre eles, em Jerusalém, também falhou.

Porém, a viagem do Papa ao Cazaquistão continua a levantar expectativas no que diz respeito à paz na Ucrânia. Efetivamente o Cazaquistão abriga uma grande quantidade de habitantes de origem russa e de confissão ortodoxa, além de uma minoria de ucranianos. 

Possível encontro com o presidente chinês

O presidente chinês, Xi Jinping, é outro personagem que o Papa Francisco pode encontrar durante sua viagem ao país asiático.

De fato, o presidente da China estará em Nur-Sultão, a capital do Cazaquistão, no dia 14 de setembro para outro evento sem conexão com o Congresso das religiões.

A coincidência da presença dos dois líderes no Cazaquistão, não deixou de levantar um hipotético encontro entre eles. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas