Gaudium news > Milhares de catequistas participam de Congresso Internacional em Roma

Milhares de catequistas participam de Congresso Internacional em Roma

O III Congresso Internacional de Catequistas, promovido pelo Dicastério para a Evangelização do Vaticano, será concluído com um encontro entre os catequistas e o Papa Francisco.

Milhares de catequistas participam de Congresso Internacional em Roma

Roma – Itália (09/09/2022 12:11, Gaudium Press) Mais de mil catequistas provenientes de 81 países estão reunidos em Roma para o III Congresso Internacional de Catequistas, promovido pelo Dicastério para a Evangelização do Vaticano.

O Catequista, testemunha da Vida Nova em Cristo

O objetivo do encontro, que segue o tema “O Catequista, testemunha da Vida Nova em Cristo”, é o de analisar a “vocação do catequista” a partir do ministério recém-criado na Igreja, além de apresentar as boas práticas de evangelização.

O Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, Dom António Moiteiro, presidiu a Santa Missa de abertura do evento na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma.

Não se nasce catequista, vamos nos tornando catequistas

Em sua homilia, o prelado destacou que a vocação do catequista exige um sim diário, a exemplo de Maria. “Não nos esqueçamos que o nosso ‘sim’ ao Senhor não foi dado uma vez. Tal como Maria disse ‘sim’ e não sabia o que lhe aconteceria nos anos de vida de Jesus, também o nosso é um ‘sim’ que se vai dizendo em tantos e tantos momentos ao longo da vida”.

Dom Moiteiro afirmou ainda que “não se nasce catequista, vamos nos tornando catequistas. O nosso ‘sim’ diário nos transforma.” “A nossa missão passa por ensinar acerca da história de salvação de Deus. Isto exige pôr em contato aquele que acompanhamos com Jesus Cristo! Precisamos estar disponíveis para escutar, discernir o que Deus pede, e fazer caminho”. O evento será concluído com um encontro entre os catequistas e o Papa Francisco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas