Gaudium news > Arquidiocese de Belém repudia afirmação de prefeito sobre o Círio de Nazaré

Arquidiocese de Belém repudia afirmação de prefeito sobre o Círio de Nazaré

A Arquidiocese de Belém publicou uma nota de esclarecimento sobre a afirmação polêmica do prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues, ao declarar que o Círio de Nazaré não pertence mais à Igreja Católica

Cirio de Nazare atrai milhares de fieis em Belem 1

Redação (03/09/2022 14:30, Gaudium Press) A Arquidiocese de Belém do Pará publicou uma nota de esclarecimento sobre a afirmação proferida pelo prefeito da cidade declarando que o Círio de Nazaré não pertence à Igreja Católica.

Afirmação polêmica sobre a pertenceça do Círio de Nazaré

Em evento da campanha política do ex-presidente Lula da Silva, o prefeito da cidade de Belém, Edmilson Rodrigues, declarou na última quinta-feira, que o Círio de Nazaré não pertence mais à Igreja Católica.

O prefeito convidou Lula e sua esposa, Janja, a participarem do Círio e afirmou: “Venha festejar o Círio e ver a maior festa religiosa do mundo, onde evangélicos, umbandistas, candomblecistas, todos participam porque a festa é do povo, já não é mais da Igreja Católica”.

A afirmação do prefeito causou polêmica e a Arquidiocese de Belém publicou uma nota de esclarecimento sobre as falas de Edmilson.

Nota de esclarecimento da Arquidiocese de Belém

A nota começa por lamentar “profunda e publicamente” a afirmação do prefeito municipal de que o Círio de Nazaré não é mais pertencente à Igreja Católica.

A Arquidiocese reafirma que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que está na sua edição de número 230, “foi e sempre será da Igreja Católica Apostólica Romana”, como prova a veracidade dos fatos históricos.

A nota relembra a grandiosidade da festa bem como sua “expressão plenamente católica” que atrai todos os anos milhares de peregrinos.

Recorda ainda que o Círio foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN e como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Na nota se lê que todas as pessoas são bem-vindas a viver e participar desta  manifestação mariana.

Porém, jamais será permitida pela Arquidiocese de Belém qualquer manifestação que pretenda se apossar e muito menos ultrajar nossa fé católica, independente das intenções ou pretensões de qualquer ordem.”

Em seguida, a Arquidiocese paraense convida a todos os fiéis a manifestarem ação de graças pela realização de mais um Círio.

Sobre as autoridades civis, a nota explica que “Desejamos manter o relacionamento atencioso e dialogal com todas as autoridades legitimamente constituídas (…)” além disso a nota pede um esclarecimento sobre a afirmação do prefeito.

O texto afirma que cada instância, civil e religiosa, deve continuar a “exercer sua própria missão, mantendo a necessária autonomia correspondente à liberdade religiosa garantida pela Constituição Brasileira”.

O Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa assina a nota que termina peculiarmente com a menção a São Gregório Magno:

“Belém do Pará, 3 de setembro de 2022, Festa de São Gregório Magno, que foi Prefeito de Roma e Papa!”

WhatsApp Image 2022 09 03 at 18.32.57

Nota de explicação do prefeito de Belém

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), já se manifestou nas redes sociais e escreveu uma nota de esclarecimento referente as suas próprias falas.

O prefeito escreve que sua afirmação vem sido transmitida de maneira tendenciosa e com objetivos políticos, o que pode ser assimilada negativamente pelos católicos:

“Dirijo-me à comunidade católica (…) para, de forma pública, prestar esclarecimentos a respeito de minha fala que ora tendenciosamente está sendo divulgada e interpretada com objetivo de manipulação política, e pode ser assimilada de forma negativa pela comunidade católica”, afirmou ele.

Edmilson explicou que quando se referia à grandeza do Círio de Nazaré, queria ressaltar que pessoas de outras religiões também participam do evento.

O prefeito ratifica seu respeito pela Igreja Católica e à comunidade de católicos que permite todos os anos a realização do Círio.

Por fim, o prefeito pede desculpas pela “interpretação maldosa” da declaração: “Respeitosamente, peço desculpas às pessoas de boa-fé que, porventura, tenham se sentido ofendidas com a interpretação maldosa de minha declaração”, termina a nota. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas