Gaudium news > Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é reconhecida como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é reconhecida como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina

A cerimônia de entrega do Certificado de Registro da Festa aconteceu durante uma Santa Missa na Igreja Matriz.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e reconhecida como Patrimonio Imaterial de Santa Catarina 1

Foto: Divulgação/Prefeitura de Navegantes.

Santa Catarina – Navegantes (01/09/2022 15:15, Gaudium Press) A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que completou 126 anos em 2022, foi reconhecida oficialmente como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina.

A cerimônia de entrega do Certificado de Registro da Festa aconteceu durante uma Santa Missa na Igreja Matriz, que contou com a participação de diversas autoridades, entre elas: Dom Rafael Biernaski, Bispo de Blumenau; o o pároco Eduardo Bastos; o prefeito Liba Fronza; e o presidente da Fundação Catarinense de Cultura Edson Lemos e da analista em Cultura do Estado Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e reconhecida como Patrimonio Imaterial de Santa Catarina 2

Foto: Divulgação/Prefeitura de Navegantes.

Histórico

Em janeiro de 2017 a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes recebeu a homologação de registro como Patrimônio Imaterial de Navegantes. No ano seguinte, houve uma mobilização por parte da Fundação Cultural e da Paróquia para conseguir o registro Estadual.

“Entregamos um dossiê completo, com fotos e vídeos da festa. Após um longo período de análise e tramitação do processo de registro, a Fundação Catarinense de Cultura emitiu este ano o parecer favorável ao registro da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina”, explicou o superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e reconhecida como Patrimonio Imaterial de Santa Catarina 4

Foto: Divulgação/Prefeitura de Navegantes.

O que é um Patrimônio Imaterial?

Patrimônio cultural imaterial é uma categoria de patrimônio cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e adotada pela UNESCO. A definição abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas