Gaudium news > “Numa decisão boa, a vontade de Deus se encontra com nossa vontade”, assegura o Papa

“Numa decisão boa, a vontade de Deus se encontra com nossa vontade”, assegura o Papa

O Santo Padre iniciou um novo ciclo de catequeses abordando o tema do discernimento.

Papa Francisco audiencia geral 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (31/08/2022 15:39, Gaudium Press) Após concluir as catequeses sobre a velhice, o Papa Francisco iniciou um novo ciclo, desta vez abordando o tema do discernimento. Na manhã desta quarta-feira, diante de numerosos fiéis presentes na Sala Paulo VI, o Pontífice seguiu o tema: “O que significa discernir”.

Segundo o Santo Padre, discernir é um ato importante que se refere a todos, porque as escolhas constituem uma parte essencial da vida. “O discernimento se apresenta como um exercício de inteligência, de perícia e inclusive de vontade, para reconhecer o momento favorável: são estas as condições para fazer uma boa escolha”, ressaltou.

Papa Francisco audiencia geral 3

Foto: Vatican Media.

Para decidir bem é necessário saber discernir

Francisco recorda ainda que as decisões são tomadas por cada um de nós e não há quem as tome em nosso lugar. Podemos pedir um conselho, pensar, mas a decisão é própria, por isso é importante saber discernir: para decidir bem é necessário saber discernir.

O Papa advertiu ainda que no dia do juízo final “Deus fará um discernimento, o grande discernimento, em relação a nós, e é muito importante saber discernir: as grandes escolhas podem surgir de circunstâncias à primeira vista secundárias, mas que se revelam decisivas. Numa decisão boa, a vontade de Deus se encontra com nossa vontade; se encontra o caminho atual com o eterno. Tomar uma decisão justa, depois de um caminho de discernimento, é fazer esse encontro: o tempo com o eterno”.

Papa Francisco audiencia geral 4

Foto: Vatican Media.

O discernimento exige uma relação filial com Deus

Dentre os elementos indispensáveis para o discernimento estão o conhecimento, a experiência, os afetos e a vontade, entretanto, o discernimento também exige esforço. “Não encontramos diante de nós, já embalada, a vida que devemos viver. Deus nos convida a avaliar e a escolher: Criou-nos livres e quer que exerçamos a nossa liberdade. Por isso, discernir é difícil”, explicou.

Por fim, o pontífice concluiu dizendo que “o discernimento é aquela reflexão da mente, do coração que devemos fazer antes de tomar uma decisão. O discernimento é árduo, mas indispensável para viver. Requer que eu me conheça, que saiba o que é bom para mim aqui e agora. Exige sobretudo uma relação filial com Deus que nunca impõe a sua vontade, porque quer ser amado, não temido”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas