Gaudium news > Instituto Secular Padres de Schoenstatt elegem brasileiro como novo superior geral

Instituto Secular Padres de Schoenstatt elegem brasileiro como novo superior geral

O Padre Alexandre Awi Mello, de 51 anos, é também secretário do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida desde 2017.

Novo superior geral dos Padres de Schoenstatt Padre Awi Mello

Foto: Divulgação/Schoenstatt International.

Redação (19/08/2022 10:04, Gaudium Press) O Instituto Secular Padres de Schoenstatt elegeu um novo superior-geral: o sacerdote brasileiro Alexandre Awi Mello, de 51 anos. Desde o ano de 2017 o Padre Awi é secretário do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, função que continuará exercendo. No próximo dia 1º de setembro ele será recebido em audiência privada pelo Papa Francisco.

Além do Padre Awi, também foram eleitos os membros do Conselho Geral do Instituto: o Padre Ignacio Camacho como primeiro conselheiro; o Padre Francisco da Cruz Sobral como responsável geral das comunidades livres; o Padre Joy Puthussery e o Padre Arkadiusz Sosna como conselheiros.

Em mensagem divulgada após a eleição, o Padre Awi agradeceu ao seu predecessor, Padre Juan Pablo Catoggio, às orações de todos e também aos confrades de sua comunidade pela confiança e disponibilidade. “Um novo começo dá razão para esperança. Peço à nossa Mãe e Rainha que implore por nós e por toda a Família de Schoenstatt a verdadeira vida que vem de Cristo”, ressaltou.

Quem é o Padre Alexandre Awi Mello?

Nascido no dia 17 de janeiro de 1971 no Rio de Janeiro, o Padre Alexandre Awi Mello foi ordenado sacerdote em 7 de julho de 2001. Se graduou em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Santiago do Chile. Continuou seus estudos na Alemanha e se tornou doutor Mariologia pela Universidade Dayton, nos Estados Unidos.

Dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil atuou em diversos cargos pastorais, além de lecionar Teologia Pastoral e Sistemática no Instituto Paulo VI, na cidade paranaense de Londrina e na Pontifícia Universidade do Paraná.

O Papa Francisco o nomeou secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em maio de 2017. Em 2018 foi Padre sinodal da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre “Jovens, Fé e Discernimento Vocacional”. Em novembro de 2020, foi nomeado conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas