Gaudium news > Igreja de 408 anos é declarada ‘importante propriedade cultural’ nas Filipinas

Igreja de 408 anos é declarada ‘importante propriedade cultural’ nas Filipinas

A Lei do Patrimônio Nacional de 2009 define ICPs como tendo “excepcional importância cultural, artística e histórica” para o país.

Igreja de 408 anos e declarada importante propriedade cultural nas Filipinas 1

Foto: SBP-SOCCOM.

Filipinas – Malabon (12/08/2022 15:23, Gaudium Press) O Museu Nacional das Filipinas declarou a Igreja Paroquial de São Bartolomeu, de 408 anos, localizada na cidade de Malabon, como uma “Importante Propriedade Cultural” (ICP).

As estruturas patrimoniais da Igreja também “dão alma à nossa Fé

“Sejamos parceiros na preservação para as gerações futuras. Vamos continuar a fazer deste lugar sagrado um centro vibrante de conversa e ação para nossa herança cultural, especialmente agora que enfrentamos tempos mais desafiadores”, afirmou o vice-diretor-geral de administração do Museu, Rosenne Flores-Avila .

O presidente da Conferência Episcopal das Filipinas, Dom Pablo Virgilio David exortou aos católicos para que levem a sério essa parceria com a agência governamental para a preservação do patrimônio cultural da igreja. Segundo o prelado, as estruturas patrimoniais da Igreja também “dão alma à nossa Fé. Sem herança, a Igreja não terá alma”, assegurou.

Igreja de 408 anos e declarada importante propriedade cultural nas Filipinas 2

Foto: SBP-SOCCOM.

Futura Basílica Menor?

A Lei do Patrimônio Nacional de 2009 define ICPs como tendo “excepcional importância cultural, artística e histórica” para o país. Os ICPs ou Tesouros Culturais Nacionais podem receber financiamento do governo para sua proteção, conservação e restauração.

Dom Pablo Virgilio David também anunciou o plano da Diocese de solicitar ao Vaticano que designe a antiga igreja como Basílica Menor. Caso o pedido seja aprovado, a Igreja Paroquial de São Bartolomeu será a primeira Basílica menor da Diocese desde que foi criada em 2003. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas