Gaudium news > Santuário mineiro que abriga restos mortais de Aleijadinho será reaberto

Santuário mineiro que abriga restos mortais de Aleijadinho será reaberto

Os trabalhos de restauração do Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), duraram nove anos.

Santuario mineiro e reaberto apos restauracao

Foto: Divulgação/Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Minas Gerais – Ouro Preto (08/08/2022 17:03, Gaudium Press) O Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), local sagrado onde repousam os restos mortais do maior expoente do Barroco Mineiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, será reaberto após nove anos fechado para trabalhos de restauração.

Através de uma mensagem publicada no website da paróquia, o Padre Edmar José da Silva, pároco e reitor do Santuário, ressalta que “após 9 anos de incansável trabalho de restauração dos elementos estruturais e artísticos deste valioso templo, todos poderão ter acesso ao esplendoroso resultado do processo coletivo de cuidado e restauro deste extraordinário patrimônio religioso histórico, artístico e cultural”.

Finalização dos trabalhos de restauração

Mesmo depois das cerimônias de reinauguração, o Santuário passará por um período de finalização dos trabalhos de restauração, por este motivo, o templo não será aberto imediatamente para visitações e celebrações.

Construído no ano de 1727 por Manoel Francisco Lisboa, mestre do ofício de carpinteiro e pai de Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, o Santuário mineiro possui oito altares laterais, de talha rococó, de influência portuguesa. É uma das igrejas mais antigas do estado de Minas Gerais.

Santuario mineiro que abriga restos mortais de Aleijadinho sera reaberto

Foto: Divulgação/Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Programação

Entre os dias 19 a 26 de agosto serão realizadas as festividades de Bênção do Santuário. No dia 20, Dom Airton José dos Santos, Arcebispo metropolitano de Mariana (MG), presidirá a cerimônia de abertura da porta principal do santuário, seguida por uma Santa Missa Solene. Confira a programação completa:

19/08, sexta-feira – Às 19h, será celebrada uma Santa Missa na Igreja de São Francisco de Assis. Após a celebração, haverá uma procissão conduzindo, de forma solene, o Santíssimo Sacramento até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde os fiéis receberão uma bênção.

20/08, sábado – Às 18h, será realizada uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, saindo da Igreja de São Francisco de Assis em direção ao Santuário; às 18h30, o Arcebispo presidirá a abertura solene da porta principal do santuário matriz e entrada pontifical; às 19h, será celebrada uma Santa Missa Solene cantada, presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana (MG), Dom Airton José dos Santos, com o rito de bênção da igreja seguido de coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

21/08, domingo – Às 6h, haverá uma alvorada festiva, com repique de sinos; às 8h e às 10h, serão celebradas Santas Missas; às 16h, será realizado um concerto de cravo com a organista Josineia Godinho; às 19h, se celebrará uma missa, seguida do solene canto do Te Deum; às 20h30, apresentação do Coral Canarinhos de Itabrito (MG).

22/08, segunda-feira – às 9h, café com os guias turísticos e funcionários da Paróquia e Museu Aleijadinho, seguido de visita guiada à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com ênfase nos bens restaurados; às 18h, missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição e, às 19h, inauguração do Terço dos Homens Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Terço dos Homens da Paróquia São Sebastião de Itabirito (MG).

23/08, terça-feira – Às 19h, haverá uma missa festiva com participação especial de representantes da Paróquia de Santa Efigênia, que, ao final, realizarão uma homenagem a Imaculada Conceição.

24/08, quarta-feira – Às 19h, missa festiva com participação especial de representantes da Paróquia de Cristo Rei, que, ao final, homenagearão a Imaculada Conceição.

25/08, quinta-feira – Às 19h, será celebrada uma missa festiva com participação especial de representantes da Paróquia de Santa Rita de Cássia de Ouro Preto, que, ao final, realizarão uma homenagem à Imaculada Conceição.

26/08, sexta-feira – Às 19h, o pároco de Nossa Senhora do Pilar celebrará uma missa festiva, com participação especial dos paroquianos, que, ao final farão uma homenagem a Imaculada Conceição e, às 20h, haverá a apresentação da Escola de Música Padre Simões e da Escola de Música São Pio X no interior do santuário. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas