Gaudium news > História, Oração e Frases de São Bento de Núrsia

História, Oração e Frases de São Bento de Núrsia

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 11 de julho, a memória litúrgica de São Bento de Núrsia, Padroeiro da Europa.

Historia Oracao e Frases de Sao Bento de Nursia

Redação (11/07/2023 06:36, Gaudium Press) Nascido no ano de 480 na cidade italiana de Núrsia, São Bento foi enviado por sua nobre família para estudar em Roma, entretanto, as invasões dos bárbaros fizeram com que ele se retirasse para as montanhas da Úmbria.

Ali se isolou em uma gruta, dedicando seu tempo a exercícios de espiritualidade. Um outro monge o alimentava através de um cesto erguido até o penhasco. O perfume de sua santidade atraiu almas desejosas de seguirem pelo mesmo caminho. Foi então que São Bento saiu da gruta para fundar a Ordem dos Beneditinos.

No total, São Bento fundou mais de 12 mosteiros, dos quais se destaca o Mosteiro de Monte Cassino, berço da Ordem dos Beneditinos e maior centro da vida beneditina de todos os tempos. Dos mosteiros beneditinos, que tinham por lema principal “Ora et labora” (Reze e trabalhe), saíram mais de três mil santos canonizados, cinco mil Bispos e 23 Papas.

O ano exato em que São Bento faleceu é discutido por estudiosos. Alguns defendem que ele tenha falecido no ano de 543, outros apresentam evidências cronológicas que fixam a data de falecimento do Santo no ano de 547. No ano de 1220, o Papa Honório III canonizou São Bento, que também recebeu o título de “padroeiro da Europa”.

Frases de São Bento de Núrsia

01 – “Confesse todos os dias a Deus na oração, com lágrimas e gemidos, as faltas passadas e daí por diante emende-se delas”.

02 – “O tempo passado diante do sacrário é o tempo mais bem empregado da minha vida”.

03 – “Volte à paz, antes do pôr do sol, com aqueles com quem teve desavença”.

04 – “O primeiro grau da humildade é a obediência sem demora”.

05 – “Ninguém se atrase a se converter ao Senhor, que ninguém deixe ir passando os dias”.

06 – “Temam o dia do julgamento: tenham medo do inferno. Desejem ardentemente a vida eterna com profundo desejo espiritual. Mantenha a morte diariamente diante de seus olhos”.

07 – “Devemos acautelar-nos contra o mau desejo, porque a morte foi colocada à porta do prazer”.

08 – “É preciso preparar nossos corações e nossos corpos para militar na santa obediência dos preceitos”.

09 – “Antes de tudo, quando quiseres realizar algo de bom, pede a Deus com oração muito insistente que seja plenamente realizado por Ele”.

10 – “Não queira ser tido como santo antes que o seja, mas primeiramente seja para que como tal o tenham com mais fundamento”.

Oração a São Bento de Núrsia

Glorioso São Bento, que dedicaste toda sua vida a Cristo e aos irmãos, cuidando da vida espiritual e estabelecendo pontes de amor entre o coração de Deus e alma do homem, protegei-me contra os ataques do mal, livrai-me das insídias do inimigo, concedei-me a paz interior e a fortaleza diante das tempestades da vida.

Ó poderoso São Bento, defendei-me dos olhares invejosos e ensinai-me a partilhar o amor com todos. Que a Cruz do Senhor me guie pelos caminhos de luz, e que o dragão feroz que ronda nossa alma seja afugentado pelo poder do Cristo Salvador. Afasta de minha vida e de minha família toda força do mal, e que, por tua intercessão, eu anuncie as misericórdias do Cristo Senhor! Amém! (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas