Gaudium news > Divulgados tema e cartaz da Campanha missionária 2022

Divulgados tema e cartaz da Campanha missionária 2022

A Coleta Missionária acontece entre os dias 22 e 23 de outubro em todas as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do Brasil. As ofertas recolhidas nestes dias são enviadas integralmente às Pontifícias Obras Missionárias.

Divulgados tema e cartaz da Campanha missionaria 2022

Foto: Divulgação.

Redação (05/07/2022 10:13, Gaudium Press) As Dioceses brasileiras já estão se preparando para participar da Campanha Missionária, que será realizada em outubro. Este ano a iniciativa terá por tema “A Igreja é missão” e a seguinte inspiração bíblica escolhida pelo Papa Francisco para o mês missionário: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

Com o objetivo de auxiliar as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias na celebração do mês missionário, a organização da Campanha Missionária disponibilizou materiais de animação (novena missionária, vídeos com testemunhos, cartazes, santinhos, mensagem do Papa, envelopes de coleta) que colaboram com a reflexão da mensagem, em unidade com toda a Igreja.

Cartaz da Campanha Missionária 2022

A arte para o cartaz da Campanha Missionária 2022 foi pensado como uma janela que se abre para o mundo, nela é possível ver a silhueta do mapa do Brasil e dentro dele rostos de missionários e missionárias, tendo como destaques o Papa Francisco e a Beata Pauline Marie Jaricot, grande motivadora do surgimento das Pontifícias Obras Missionárias (POM) como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais.

Seguindo a identidade visual do Ano Jubilar Missionário, as cores utilizadas na arte do cartaz nos convidam para uma grande explosão missionária aberta à universalidade, como propõe o Programa Missionário Nacional: para cada Regional da CNBB, um projeto Ad Gentes; e cada Igreja Particular assumir um projeto de Igrejas irmãs.

Dia Mundial das Missões

A Coleta Missionária acontece entre os dias 22 e 23 de outubro em todas as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do Brasil. As ofertas recolhidas nestes dias são enviadas integralmente às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

Em 2021, este fundo distribuiu mais de R$ 418 milhões, fruto das doações da coleta missionária, entre 1.050 dioceses pobres, nos territórios de missão nos cinco continentes. Deste montante, mais de R$ 6 milhões foram enviados do Brasil. Foram ajudados projetos nas áreas de catequese, obras sociais, comunicação, cuidado pastoral para crianças, animação e formação missionária, educação escolar, proteção à vida e formação de seminaristas.

Ano Jubilar Missionário

Este ano é especial pois são celebrados em âmbito internacional os 400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos, 100 anos que o Papa Pio XI concedeu as Obras Missionárias um caráter Pontifício e a beatificação de Paulina Jaricot que há 200 anos fundou a Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Já em âmbito nacional são celebrados os 50 anos de criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA); os 50 anos das Campanhas Missionárias; os 50 anos dos Projetos Igrejas Irmãs; os 50 anos do Conselho Missionário Indigenista (CIMI), os 50 anos do Documento de Santarém, os 60 anos do CCM e os 70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas