Gaudium news > Papa Francisco poderá visitar Rússia e Ucrânia em setembro

Papa Francisco poderá visitar Rússia e Ucrânia em setembro

“A primeira coisa a fazer é ir à Rússia para tentar ajudar de alguma forma, mas eu gostaria de ir às duas capitais”, ressaltou.

Papa Francisco podera visitar Russia e Ucrania em setembro

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano (04/07/2022 15:24, Gaudium Press) No último sábado, 2, o Papa Francisco concedeu uma longa entrevista ao correspondente da Reuters, Phil Pullella. Durante o encontro, que durou por volta de 90 minutos, o Pontífice manifestou seu desejo de visitar as capitais da Rússia e da Ucrânia.

Servir a causa da paz

“Eu gostaria de ir à Ucrânia e queria ir primeiro a Moscou. Trocamos mensagens sobre isso, porque pensei que se o presidente russo me concedesse uma pequena janela, eu iria lá para servir a causa da paz”, afirmou o Santo Padre.

Conversa diplomática

O Papa explicou ainda que o Secretário de Estado, Pietro Parolin, e o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, conversaram há vários meses sobre uma possível viagem pontifícia a Moscou. Na ocasião, Moscou respondeu que não era o momento certo, entretanto, algo pode ter mudado desde então.

Visita às duas capitais

“Ainda existe aquele diálogo muito aberto, muito cordial, muito diplomático no sentido positivo da palavra, mas por enquanto está tudo bem; a porta está aberta”, assegurou. Francisco acredita que assim que retornar de sua viagem apostólica ao Canadá, ele consiga ir para a Ucrânia. “A primeira coisa a fazer é ir à Rússia para tentar ajudar de alguma forma, mas eu gostaria de ir às duas capitais”, ressaltou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas