Gaudium news > Pesquisa traça o perfil dos católicos no Brasil

Pesquisa traça o perfil dos católicos no Brasil

Os dados apresentados revelam ainda que a maioria da população brasileira é cristã, sendo que destes, 51% declara seguir a doutrina católica.

Pesquisa indica diminuicao na frequencia e nas contribuicoes a Igreja no Brasil

Foto: Cathopic/amorsanto.

Redação (30/06/2022 10:02, Gaudium Press) O instituto Datafolha divulgou esta semana os resultados de uma pesquisa questionando a experiência religiosa dos brasileiros. Dentre os dados divulgados, destacamos alguns relacionados ao perfil dos católicos, que pela primeira vez foi traçado pelo Datafolha.

Maioria da população brasileira é católica

A maioria da população brasileira é cristã, sendo que destes, 51% declara seguir a doutrina católica. Apesar disso, apenas 48% dos católicos se diz praticante, outros 51% confessa ser não praticante e 1% não soube opinar sobre o assunto.

Ainda entre os católicos, somente 17% frequenta a igreja ao menos duas vezes por semana e 8% diz só ir às celebrações eucarísticas uma vez por ano. Além disso, somente 34% dos católicos contribui financeiramente com a igreja de forma regular. Importante ressaltar que, enquanto as contribuições dos católicos se mantiveram, houve uma diminuição nas ofertas da comunidade evangélica.

Idade influencia na prática da religião

De acordo com a pesquisa, a tendência é que a idade influencie na participação ativa aos ritos católicos. Entre os que estão com 60 anos ou mais, 58% exercita a religião diariamente. Já entre os que estão na faixa dos 16 a 24 anos, apenas 42% seguem esse piedoso hábito.

Os dados apresentados revelam ainda que as mulheres (51%) participam mais na Igreja Católica do que os homens (45%). E ainda que os habitantes da região norte do Brasil participam de forma mais constante das atividades religiosas (41%) do que os da região sul (18%).

Classes sociais mais baixas são mais assíduas

Segundo o Datafolha, os brasileiros pertencentes às classes sociais mais baixas são mais assíduos no serviço religioso. Dentre os que recebem até dois salários mínimos, 31% assegura frequentar a igreja ao menos duas vezes por semana. Número que cai entre os que recebem mais de dez salários (19%).

A pesquisa ocorreu entre os dias 22 e 23 de junho, período no qual foram entrevistadas 2.556 pessoas em 181 cidades diferentes. Segundo o Datafolha, a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas