Gaudium news > A derrocada da Igreja Alemã

A derrocada da Igreja Alemã

Diante de uma realidade tão terrível, é essencial não perder a noção de que a Igreja é uma instituição humano-divina, e que sua vitalidade vem sobretudo da união com Cristo.

Iglesia de Ntra Senora en Nuremberg

Redação (28/06/2022 16:46, Gaudium Press) Não é comum que aqueles que abandonam a fé realizem um ato formal de sua apostasia. É claro que na Alemanha isso se explica mais pelas repercussões jurídicas que ser católico ou não católico acarreta, por exemplo, em matéria tributária. Mas que 360.000 pessoas deixaram a fé católica em 2021, no país teutônico, é muito significativo, dependendo de onde você olha.

Esses dados superam o triste recorde de 2020, quando 273.000 pessoas deixaram a fé romana.

Como elemento de análise, relata-se que essa fuga de multidão de crentes não é um privilégio da Igreja Católica, que na Alemanha tem hoje 21.645.875 membros: em 2021, 280.000 protestantes também abandonaram sua fé.

De qualquer forma, os dados já questionam muitos estudiosos e, claro, a hierarquia da Igreja alemã que embarcou em boa medida no Caminho Sinodal Alemão cada vez mais sombrio e distante, descrito nos últimos dias pelo cardeal Gerhard Muller não apenas como cismático, mas apóstata.

É claro que os seguidores do Caminho Sinodal Alemão alegarão a derrocada da Igreja em seu país para justificar e acelerar suas reformas, na linha do sacerdócio feminino, o fim do celibato eclesiástico, as ‘bênçãos’ dos casais homossexuais, a sujeição devida ao magistério da Igreja e da autoridade romana.

A Igreja, uma realidade sobrenatural

No entanto, juntamente com as análises necessárias que devem ser realizadas diante de uma realidade tão terrível, é essencial não perder a noção de que a Igreja é uma instituição humano-divina, e que sua vitalidade vem sobretudo da união com Cristo .

Nesse sentido, a acusação lançada pelo Cardeal Müller contra o Caminho Sinodal Alemão de “negar a graça” é da maior gravidade e, no fundo, explicaria a derrocada da Igreja em seu país, já que a Igreja longe do fluxo sobrenatural e da Fonte da graça perde o seu ímpeto e sua capacidade de atração e tende à estagnação.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas