Gaudium news > Cardeal Parolin participa da tradicional cerimônia dos Votos ao Sagrado Coração de Jesus, em Marselha

Cardeal Parolin participa da tradicional cerimônia dos Votos ao Sagrado Coração de Jesus, em Marselha

A tradicional cerimônia do voto de Marselha ao Sagrado Coração de Jesus, que celebra seu 300° aniversário neste ano, contou com a participação do Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin 

Sagrado Coração de Jesus 1

Redação (24/06/2022 08:00, Gaudium Press) O Cardeal Pietro Parolin participou na manhã desta sexta-feira, 24 de junho, da cerimônia dos votos das autoridades de Marselha.

Na sexta-feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a cidade francesa de Marselha celebra o 300° aniversário do tradicional voto das autoridades ao Sagrado Coração de Jesus.

O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, celebrou às 8:00 horas do horário local a Missa dos votos na Antiga Catedral Major, acompanhado pelo núncio apostólico na França, Mons. Migliore, e por Mons. Aveline, Arcebispo de Marselha.

Uma peste assolava a cidade

A tradicional cerimônia dos votos dos vereadores ao Sagrado Coração de Jesus remonta ao ano de 1722. A cidade portuária de Marselha foi atingida por uma peste que veio provavelmente do navio “O Grande Santo Antônio”.

A peste vitimou 38 mil pessoas de uma população de 75 mil. Uma testemunha da época escreveu sobre a cidade nesta época: “O aspecto da cidade é assustador. De qualquer lado que se olha, vê-se as ruas com cadáveres empilhados”.

Pedido de intervenção divina

Foi então que o Bispo da cidade, Mons. de Belsunce, inspirado por uma religiosa do Mosteiro da Visitação, Irmã Anne-Madeleine Rémuzat, implorou a intervenção divina e decidiu consagrar a diocese ao Sagrado Coração de Jesus.

No dia 22 de outubro de 1720, Mons. de Belsunce instituiu uma festa local dedicada ao Sagrado Coração a ser celebrada “todos os anos, nas sexta-feira seguinte à oitava de Corpus Christi”. Contudo, para não esperar até o próximo mês de junho, o Bispo preferiu celebrar a cerimônia na festa de todos os santos.

Voto ao Sagrado Coração

Descalço, com uma corda no pescoço e com uma cruz nas mãos, o bispo caminhou pela cidade implorando a misericórdia de Deus e o fim da peste. Depois celebrou uma Missa e fez uma promessa, pronunciada até hoje, por meio da qual colocava a cidade de Marselha sob a proteção do Coração Sagrado de Jesus.

Desde então a peste começou a diminuir em intensidade até 1722, ano no qual o número de vítimas começou a aumentar bruscamente. Logo, o Bispo propôs que os vereadores de Marselha fizessem eles também um voto ao Sagrado Coração de Jesus. 

Velha Catedral Major de Marselha. Fonte Wikipedia e1656060209641

Velha Catedral Major de Marselha. Fonte: Wikipédia

Tradicional Promessa ao Sagrado Coração de Jesus

No dia 4 de junho de 1722, o vereador Moustier pronunciou solenemente o voto na catedral diante dos notáveis da cidade. Desde então, a cerimônia se manteve todos os anos até a Revolução Francesa, época na qual Missas em Ação de Graças foram celebradas de maneira pública ou clandestina.

Em 1807, a cerimônia foi retomada oficialmente até 1871, quando as autoridades municipais se recusaram a retomar a tradição. Uma comissão de católicos substituiu as autoridades da cidade na proclamação do voto. No ano seguinte, a Câmara de Comércio decidiu se encarregar da cerimônia.

Após uma ausência de alguns anos do voto, em 1877 a Câmara retomou o voto ao Sagrado Coração que é recitado até nossos dias. A cerimônia de caráter inteiramente religioso comporta a recitação da promessa e a entrega de um círio branco com o brasão da cidade à Igreja. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas