Gaudium news > Indonésia: nomeação episcopal inusitada

Indonésia: nomeação episcopal inusitada

O novo prelado de Sanggau, Padre Passionista Valentinus Saeng, é um acadêmico sem experiência pastoral.

Foto: passiochristi.org

Foto: passiochristi.org

Redação (20/06/2022 17:01, Gaudium Press) O Papa Francisco fez uma escolha incomum ao nomear um sacerdote sem experiência pastoral como o novo bispo da Diocese de Sanggau,  na província de Kalimantan Ocidental, na Indonésia.

A nomeação do Pe. Valentinus Saeng, sacerdote de 52 anos da Congregação da Paixão, foi anunciada pelo bispo passionista Mons. Giulio Mencuccini no dia 18 de junho, durante uma missa na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Sanggau.

Mons. Menccucini leu a carta oficial do embaixador do Vaticano na Indonésia, Mons. Piero Pioppo, anunciando a nomeação:

“Através desta carta, quero confirmar e pedir-lhe que diga a esta amada igreja local que o Papa Francisco nomeou o Pe. Valentinus Saeng CP, natural de Bornéu nascido nesta diocese, que atualmente é professor de filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia (STFT) Widya Sasana em Malang, como o novo Bispo de Sanggau e seu substituto”.

Em um comunicado, o Papa declarou: “Ao transmitir esta decisão papal, regozijo-me com vocês todos, padres, religiosos, freiras e fiéis leigos na mais jovem e respeitada igreja local de Sanggau, e peço-lhes que rezem pelo bispo eleito e recebam-no de coração como o novo pastor.”

Surpresa

O Bispo eleito Saeng disse que ficou muito surpreso ao ser convidado a assumir o cargo, já que ele vive como acadêmico e não como padre pastoral há muitos anos. Com efeito, ele é professor de filosofia na Escola de Filosofia e Teologia Widya Sasana em Malang, província de Java Oriental, desde 2008.

“Nunca mergulhei no mundo pastoral. Eu realmente não esperava ser considerado um potencial bispo de Sanggau, mesmo vindo de lá”, ressaltou ele à UCA News.

Ele disse que terá que aprender sobre o trabalho pastoral dos párocos e da cúria diocesana. E destacou que “teoria e prática são bem diferentes – é como o céu e a terra. Então, o primeiro passo que vou dar é aprender, ouvir, receber sugestões, analisar a situação e assim por diante”.

Com informações Ucanews.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas