Gaudium news > França: Bispos apresentam ao Vaticano documento polêmico para o sínodo

França: Bispos apresentam ao Vaticano documento polêmico para o sínodo

A conferência episcopal dos Bispos da França é alvo de polêmica após tornar público um texto que propõe uma reforma radical no sacerdócio católico entre outras propostas igualmente reformistas

Bispos de todo mundo sao convidados pelo Papa para participar da consagracao da Russia e da Ucrania

Redação (18/06/2022 19:35, Gaudium Press) No último dia 15 de junho, os Bispos da França concluíram oficialmente a primeira fase do sínodo para a sinodalidade.

O episcopado francês decidiu sobre a apresentação de um texto ao Vaticano como fruto da parte nacional do sínodo previsto para outubro de 2023, em Roma. O texto é resultado da consulta feita em todas as paróquias do país.

Contudo, o documento intitulado “Coleta de sínteses sinodais” não deixou de criar polêmica por causa dos temas propostos. Se de um lado há quem esteja contente com o conteúdo, de outro lado há os que criticam o documento.

De fato, o documento propõe uma reforma radical de modo particular no tocante ao sacramento do sacerdócio.

Assembleia Geral Ordinaria do Sinodo dos Bispos 2

Fim do celibato, ordenação diaconal de mulheres, Eucaristia em segundo plano

O documento foi apresentado ao grande público pelo presidente da Conferência dos Bispos da França, Mons. Eric de Moulins-Beaufort, por Mons. Alexandre Joly, Bispo de Troyes e responsável pelo documento, e pela mãe de família, Lucie Lafleur.

Primeiramente o documento apresenta um diagnóstico sobre o sacerdócio para em seguida propor soluções, entre as quais deixar a escolha do celibato aos candidatos, para que assim o sacerdócio e o matrimônio sejam compatíveis.

A proposta de que as mulheres sejam aceitas no diaconato e que se encarreguem da pregação da palavra também figura no documento.

Outra proposta radical é a “diversificação de liturgias que favoreçam a celebração da palavra”, pois segundo o documento, a Eucaristia é um sacramento excludente, visto que homossexuais e divorciados não podem participar.

Fruto dos círculos de estudos das dioceses, não a opinião dos prelados…

Segundo informações do jornal francês “Le Figaro”, o texto aprovado não conta com o apoio unânime dos Bispos.

Em realidade, os Bispos franceses se reuniram nos dias 14 e 15 de junho para tomar conhecimento de um texto elaborado pela comissão responsável por agrupar as observações e propostas de todas as dioceses da França.

O mesmo periódico francês informou que um primeiro texto foi apresentado aos prelados no dia 14 de junho, mas rejeitado pois não mencionava nem mesmo a palavra “Cristo”.

Um novo texto foi elaborado, às pressas, entre a noite do dia 14 e a manhã do dia 15 de junho, texto intitulado “Documento de acompanhamento da coleta de sínteses sinodais”, documento que contou com a participação de alguns Bispos.

Papa nomeia Bispos para Jequie BA e Lorena SP

Documento transmitido a Roma “tal qual”

O documento foi aprovado com a condição que fosse acompanhado do texto “Coleta de sínteses sinodais”, aquele que propõe as reformas radicais.

Por fim, a conferência episcopal francesa decidiu que a “Coleta das sínteses sinodais” fosse entregue a Roma tal qual foi elaborada, afinal o texto representa as opiniões extraídas de leigos de várias dioceses e não exatamente a opinião dos Bispos.

A decisão dos Bispos evitou, aparentemente, que eles se posicionem a respeito das reformas radicais do documento. Eles deixaram à Roma a responsabilidade de tomar de decidi ou não sobre as propostas apresentadas. Ao lado das propostas alemãs, o documento francês é até agora um dos mais reformistas.

Caberá a Roma a validação ou não da primeira fase do sínodo… (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas