Gaudium news > Bélgica: bispo pede para não ser cardeal

Bélgica: bispo pede para não ser cardeal

Papa aceita o pedido do Bispo Van Looy de não ser cardeal.

Obispo belgica

Redação (17/06/2022 11:10, Gaudium Press) A Conferência Episcopal da Bélgica informa que o Papa Francisco aceitou o pedido feito por Mons. Luc Van Looy, bispo emérito de Gand, na Bélgica, para não ser Cardeal da Igreja.

Mons. Van Looy foi um dos 21 designados para receber a púrpura cardinalícia no consistório que acontecerá em 27 de agosto. Mons. Van Looy tem 80 anos e não poderia participar de um conclave.

O comunicado divulgado ontem pelo episcopado belga declara que “o anúncio da criação cardinalícia de Mons. Luc Van Looy suscitou muitas reações positivas, mas também críticas pelo fato de que ele nem sempre teria reagido de forma suficientemente enérgica contra os abusos na relação pastoral quando era bispo de Gand (2004-2020)”.

Por isso, e com intenção de “que as vítimas de tais abusos não voltem a ser feridas por causa de seu cardinalato, Mons. Van Looy pediu ao Papa para ser dispensado de aceitar essa nomeação. O Papa Francisco aceitou seu pedido”.

A declaração da Conferência Episcopal Belga afirma que tanto o cardeal De Kesel quanto os bispos do país valorizam o pedido do bispo emérito e reafirmam seu compromisso de “continuar imperturbavelmente seu combate contra todas as formas de abuso na Igreja Católica”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas