Gaudium news > Reino Unido: sanções contra o Patriarca Kirill

Reino Unido: sanções contra o Patriarca Kirill

Nesta quinta-feira, 16 de junho, o Reino Unido anunciou uma nova onda de sanções relacionadas à agressão militar da Rússia na Ucrânia.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (16/06/2022 11:32, Gaudium Press) O Reino Unido tem como alvo o Patriarca Kirill, líder da Igreja Ortodoxa Russa, bem como outros aliados de Vladimir Putin, em sua última rodada de sanções, anunciou o governo nesta quinta-feira.

Kirill foi sancionado “por seu notório apoio à agressão militar russa na Ucrânia”. Em maio, o papa Francisco o havia alertado para não “se transformar no coroinha de Putin”.

A secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, ressaltou que o chefe da Igreja Ortodoxa Russa, “repetidamente abusou de sua posição para justificar a guerra” contra a Ucrânia. Kirill é um aliado de longa data do presidente russo Vladimir Putin.

A Comissão Europeia já havia imposto sanções a Kirill em maio – destacando uma série de sermões e comentários pró-guerra que ele fez desde a invasão da Rússia em fevereiro, incluindo bênçãos aos soldados russos que lutam na Ucrânia.

As sanções do Reino Unido desta quinta-feira também incluem a comissária russa para os direitos da criança, Maria Lvova-Belova, acusada de permitir que 2.000 crianças vulneráveis ​​fossem retiradas violentamente das regiões de Luhansk e Donetsk e articular uma nova política para facilitar suas adoções forçadas na Rússia; Sergey Savostyanov, deputado da Duma da cidade de Moscou; e Alexey Isaykin, presidente e membro do conselho do grupo de transporte Volga-Dnepr.

“Hoje temos como alvo os facilitadores e perpetradores da guerra de Putin que trouxeram sofrimento incalculável à Ucrânia, incluindo a transferência forçada e a adoção de crianças. Não nos cansaremos de defender a liberdade e a democracia e pressionar Putin, até que a Ucrânia tenha sucesso”, declarou a secretária de Relações Exteriores Liz Truss em um comunicado.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas