Gaudium news > Defender elefante por ser uma pessoa?

Defender elefante por ser uma pessoa?

Um grupo de defesa dos direitos dos animais entrou com um processo no Tribunal Superior do Estado de Nova York para obter o reconhecimento legal da elefanta Happy como pessoa.

Imagem ilustrativa: wikipedia

Imagem ilustrativa: wikipedia

Redação (22/05/2022 09:55, Gaudium Press) O Nonhuman Rights Project, uma organização de defesa dos direitos dos animais, quer obter habeas corpus para “Happy”, uma elefanta de 51 anos do Zoológico do Bronx, argumentando que é um animal autônomo e cognitivamente complexo, com mesmo direito de proteção à liberdade que os seres humanos têm, contra prisão ilegal. Em Nova York, a lei de habeas corpus não define “pessoa”, e, segundo eles, a elefanta deveria ser reconhecida como tal. “Está na hora de animais não-humanos como Happy serem vistos, não como uma coisa, mas como uma pessoa com direitos,” afirmou à Reuters Steven Wise, fundador e presidente do grupo Nonhuman Rights Project.

Esta ONG declara que Happy está sendo ilegalmente confinada a um espaço de 4.000 m2 e que deve ser posta em um espaço de 9.308 m2 ; afinal, ela não é uma coisa, mas deve ser considerada como uma pessoa que tem capacidade para direitos.

“Ela tem o direito de exercer suas escolhas e decidir com quem quer estar, para onde ir, o que fazer e o que comer. E o zoológico a proíbe de tomar qualquer uma dessas decisões por si mesma”, disse a advogada da ONG, Monica Miller, à Associated Press, em 18 de maio.

Em primeira instância, a Suprema Corte de Nova York rejeitou o pedido do NhRP e disse que Happy é “um ser inteligente com habilidades analíticas avançadas semelhantes às dos seres humanos”, e lembrou “que os animais não são ‘pessoas’ com direitos e proteções concedidos pelo pedido de habeas corpus.

No entanto, o NhRP decidiu recorrer e levar o caso ao mais alto tribunal do estado. A decisão sobre este caso será proferida pelo Tribunal de Apelações nos próximos meses.

Realmente, o mundo caminha para uma inversão total de valores: protegem-se os animais a ponto de querer considerá-los pessoas e, ao mesmo tempo, exige-se a matança legal de seres humanos inocentes no ventre da mãe, alegando que são coisas…

Quando os homens se afastam de Deus, reina a insanidade…

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas