Gaudium news > Divulgados os Padroeiros da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

Divulgados os Padroeiros da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

No total foram escolhidos 13 patronos, santos e santas canonizados ou com esse processo em curso, referências à comunidade jovem.

Divulgados os Padroeiros da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

Foto: Divulgação/JMJ Lisboa 2023.

Portugal – Lisboa (19/05/2022 15:07, Gaudium Press) O Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, divulgou esta semana, através da Sala de Imprensa da Santa Sé, os Santos e Beatos patronos deste evento.

Treze patronos canonizados ou com processo em curso

No total foram escolhidos 13 patronos, santos e santas canonizados ou com esse processo em curso, referências à comunidade jovem. Foram apresentadas ainda as principais referências históricas de cada um, assim como a sua importância pastoral e espiritual.

Segundo o Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, “a preparação de cada Jornada Mundial da Juventude, a sua realização e o dinamismo que se inaugura com o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa são confiados a patronos, isto é santos e santas canonizados ou com esse processo em curso”.

Para esta edição do evento foram escolhidos personagens nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude e que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”.

Santos padroeiros da JMJ Lisboa 2023

Nossa Senhora é a padroeira por excelência da JMJ, assim como São João Paulo II, fundador desta iniciativa que reúne milhões de jovens dos cinco continentes. Junto a eles estão outros Santos e Santas que se dedicaram ao serviço da juventude, tais como São João Bosco, “padroeiro da juventude”, e São Vicente, diácono e mártir do século IV.

Dentre os Santos nascidos em Lisboa estão: Santo Antônio, religioso franciscano nascido em por volta de 1190; São Bartolomeu dos Mártires, dominicano e Arcebispo de Braga; e São João de Brito, jesuíta, partiu para a Índia anunciar o Evangelho.

Já entre os Bem aventurados estão: Joana de Portugal, filha do rei Afonso V; João Fernandes, jovem jesuíta martirizado quando se dirigia para a missão no Brasil; Maria Clara do Menino Jesus; Marcel Callo; Chiara Badano; e Carlo Acutis. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas