Gaudium news > São Cirilo e São Metódio: Apóstolos dos eslavos

São Cirilo e São Metódio: Apóstolos dos eslavos

Deus suscitou, no século IX, dois nobres varões que evangelizaram nações da Europa oriental, e receberam o glorioso título de “Apóstolos dos eslavos”: os irmãos São Cirilo e São Metódio.  

Cirilo e Metodio Santa Maria in Tyn Praga e1642352123790

Redação (11/05/2022 09:29, Gaudium Press) Filhos de uma distinta família, nasceram em Tessalônica, importante cidade da Grécia evangelizada por São Paulo. Entre suas epístolas, o Apóstolo escreveu duas aos tessalonicenses.

Ambos estudaram em Constantinopla, onde brilharam pelas suas virtudes. São Metódio tornou-se governador de uma região da Macedônia, Sul da Grécia, e São Cirilo participou de uma embaixada em Bagdá, Iraque. Inspirados pela graça divina, demitiram-se de seus altos cargos e foram ordenados sacerdotes.

Criadores do alfabeto cirílico

Em 863, um Príncipe da Morávia, atual Checoslováquia, pediu a Bizâncio missionários que falassem a língua do país. Fócio – Patriarca de Constantinopla que posteriormente se revoltou contra o Papa – indicou-lhe os dois irmãos, que em poucos meses elaboraram um alfabeto novo, chamado cirílico – de Cirilo –, para exprimir as línguas eslavas faladas naquelas regiões.

Seu apostolado produziu muitos frutos e diversos povos, que ainda eram bárbaros, receberam o Batismo. Convocados pelo Papa Adriano II, em 869, dirigiram-se a Roma e foram sagrados bispos; o Pontífice permitiu que celebrassem a Missa em eslavo. Até então, era rezada apenas em latim ou grego. São Cirilo morreu logo depois, na própria Roma, aos 42 anos de idade.

São Metódio foi nomeado Bispo de Sirmio, na atual Sérvia e, em 870, viajou para a Suábia, Sul da Alemanha, a fim de fazer apostolado. Entretanto, malfeitores, instigados por prelados que contestavam sua jurisdição e não admitiam a Liturgia em eslavo, prenderam-no. E foi somente libertado três anos depois, pela intervenção do Papa João VIII.

Chamado a Roma, em 880, o Pontífice nomeou-o Arcebispo da Grande Morávia, que corresponde atualmente à República Checa, Eslováquia e noroeste da Hungria. Entregou sua alma a Deus em 885, aos 59 anos de idade.

Expressão escrita do pensamento de um povo

A respeito desses dois varões de Deus, Dr. Plinio Corrêa de Oliveira comentou:

“É interessante acompanharmos o papel desses Santos fundadores de povos. Deus envia homens de sua destra para fazerem obras que constituem um povo. Ou seja, tomam pessoas que são como uma nebulosa, alguma coisa completamente anorgânica, sem vida própria, e as transformam num povo com todos os seus elementos.

 “Vejamos o que eles fizeram para que nascesse o povo. Primeiro, ensinaram os morávios a escrever, compondo para eles um alfabeto novo, chamado cirílico. Quer dizer, o povo era tão analfabeto que nem tinha formas de caracteres próprios para exprimir a língua que falava. […]

 “Eles deram a expressão escrita do pensamento de um povo. A nota de fundador vai mais longe: São Cirilo e São Metódio traduziram a Bíblia e a Liturgia para o eslavônio; foi uma grandíssima obra literária, que fez com que aquela língua de um povo tão hostil adquirisse toda a dignidade de um idioma.

 “Além disso, eles organizaram numerosas cristandades na Boêmia e na Hungria, ou seja, núcleos de povos vivendo como cristãos, que depois haveriam de se irradiar e cristianizar aquelas regiões.

 “Ora, quando se trata de povos semibárbaros, cristianizar equivale a civilizar. Eles estavam dando os fundamentos da civilização — e, já de uma vez, uma civilização cristã — a povos que não ficavam apenas nos Bálcãs, mas entravam pela Europa Central, a Hungria. Vemos, portanto, a graça triunfante da Fé.

Fundadores da Liturgia eslava

 “Depois eles se dirigiram a Roma para apresentar a sua inteira submissão a Adriano II, o que, naquele tempo de luta entre o Oriente e o Ocidente, era muito significativo. Foram os fundadores da Liturgia eslava, porque obtiveram do Papa a licença para rezar a Missa em eslavônio.

 “São Cirilo morreu em 869; São Metódio voltou ao Oriente, foi nomeado Arcebispo — é a Hierarquia eclesiástica que começava a nascer — e tornou-se objeto de uma oposição violenta.

 “Vemos isso na vida de quase todos os fundadores: fundam a obra, têm triunfos e de repente estala uma tremenda revolta contra eles. A obra muitas vezes cai, outras vezes não, como sucedeu a São Metódio: ele venceu e morreu cercado de honra. […]

 “Os varões da destra de Deus podem fazer tudo. São Cirilo e São Metódio não eram sociólogos, economistas, nem psicólogos, porém eram incomparavelmente mais do que isto: Santos da destra de Deus. Eles surgiram e tudo nasceu.”

Concílio cadavérico

No final do século IX, houve em Roma um acontecimento apavorante dentro da própria Basílica de São Pedro.

Formoso, Bispo de Porto-Santa Rufina, localidade situada nos arredores da Cidade Eterna, por ter desobedecido ao Papa João VIII e apoiado indivíduos espoliadores de igrejas, foi excomungado. Mas o Pontífice seguinte o reabilitou, e ele, em 891, tornou-se Papa.

Entretanto, por tramas de pessoas que pretendiam dominar o trono imperial, Formoso foi aprisionado no Castelo do Santo Anjo, em Roma, por uma das facções. O chefe do outro partido invadiu a Cidade Eterna, libertou o Papa e fez que este o sagrasse imperador. Logo depois, Formoso morreu. Era o ano de 896.

Seu sucessor, Estevão VI, pressionado pela facção que se julgava traída por Formoso, promoveu, em fevereiro de 897, uma assembleia a qual passou para a História com o título “concílio cadavérico”.

Jean Paul Laurens Le Pape Formose et Etienne VI 1870

Estevão VI foi estrangulado, e Formoso, reabilitado

Estevão VI mandou que o cadáver de Formoso – sepultado havia oito meses – fosse retirado do túmulo, revestido dos trajes pontifícios, levado à Basílica de São Pedro e colocado no trono papal. Depois de várias acusações proferidas contra Formoso, os dedos da mão direita do esqueleto, com os quais ordenara eclesiásticos, foram cortados, os paramentos arrancados e o cadáver jogado no Tibre.

Transcorridos quatro meses, inimigos de Estevão VI agarraram-no e lançaram-no numa prisão, na qual foi estrangulado.

Posteriormente, realizou-se a reabilitação de Formoso e seus restos mortais, que haviam sido retirados do Tibre por pescadores, foram colocados na Basílica de São Pedro .

Roguemos a São Cirilo e São Metódio que nos ajudem a lutarmos eficazmente contra os inimigos internos e externos da Igreja, e que logo seja implantado o Reino do Imaculado Coração de Maria.

Por Paulo Francisco Martos

Noções de História da Igreja

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas