Gaudium news > Francisco nomeia Mons. Laurent Ulrich Arcebispo de Paris

Francisco nomeia Mons. Laurent Ulrich Arcebispo de Paris

Ele sucede a Mons. Aupetit que apresentou ao Papa Francisco sua renúncia ao cargo pastoral da Arquidiocese de Paris.

Mons. Laurent Bernard Marie Ulrich

Redação (26/04/2022 11:44, Gaudium Press) Nesta terça-feira, 26 de abril, o Papa Francisco nomeou Mons. Laurent Bernard Marie Ulrich Arcebispo da Diocese de Paris. Arcebispo de Lille desde 2008, o prelado de 70 anos tomará posse no dia 23 de maio, às 18h30, na Igreja de Saint-Sulpice.

Mons. Georges Pontier, bispo emérito de Marselha e ex-presidente da Conferência Episcopal, foi nomeado administrador apostólico da diocese de Paris, em 2 de dezembro de 2021, e continuará sua missão até a posse de Mons. Laurent Ulrich.

Papa Francisco escolheu um bispo muito experiente com mais de vinte anos de episcopado entre Chambéry e Lille. No entanto, o novo Arcebispo de Paris celebrará seu 71º aniversário este ano e a idade limite de um bispo é de 75 anos; isso significa que ele só permanecerá à frente da diocese de Paris por quatro anos antes de apresentar sua renúncia ao Papa.

Numa entrevista a uma mídia católica local, Mons. Ulrich manifestou sua surpresa com a nomeação:

“Foi uma surpresa completa. Imediatamente expressei diante do núncio uma grande surpresa, espanto, quase uma maneira de dizer “não”. Lutei dentro de mim espiritualmente porque disse a mim mesmo que isso não é para mim e que não sou a pessoa certa para este trabalho. […] Quando eu abandonei todas as objeções que eu tinha, encontrei a paz interior. E percebi que este era um sinal, um apelo do próprio Senhor. O meu ministério como arcebispo de Paris será um ministério que deseja manifestar a amizade de Cristo”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas