Gaudium news > Basílica de Histórica de Aparecida celebra seus 40 anos de tombamento

Basílica de Histórica de Aparecida celebra seus 40 anos de tombamento

Através da decisão, a Basílica foi reconhecida como um edifício tradicional de devoção intimamente ligada à história e à cultura religiosa do povo brasileiro.

Basilica de Historica de Aparecida celebra seus 40 anos de tombamento 1

São Paulo – Aparecida (20/04/2022 16:52, Gaudium Press) A Basílica Histórica de Aparecida, localizada no interior de São Paulo, que abrigou a Imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1888, completou 40 anos de seu tombamento como edifício de interesse histórico, religioso e arquitetônico.

A resolução do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) reconheceu a Basílica como um edifício tradicional de devoção intimamente ligada à história e à cultura religiosa do povo brasileiro.

Primeira Basílica do Brasil

No ano de 1908, o Vaticano concedeu à Basílica Histórica de Aparecida o título de Basílica Menor. A Igreja se tornou a primeira no Brasil a ser agraciada com o título, concedido apenas pelo Papa.

Dentre os critérios utilizados para um templo receber o título de Basílica estão o nível de importância que aquela igreja possui para a região em que ela está situada, além de outros relacionados à devoção, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração.

Basilica de Historica de Aparecida celebra seus 40 anos de tombamento 2

Restauração da Basílica Histórica

Em 2004 foi iniciado um projeto de restauração da igreja, que havia recebido algumas camadas de tintas sem a devida orientação. Após o tombamento, em 1982, foi necessário realizar um cuidadoso trabalho que só foi concluído em 2015.

A Basílica Histórica de Aparecida está aberta aos peregrinos diariamente com Missas de segunda a sexta, às 18h; sábado e domingo às 9h, 15h e 18h. Ao longo da semana também é realizada a consagração a Nossa Senhora, sempre às 15h. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas