Gaudium news > Audiência Geral: ensinar os jovens a honrar os idosos

Audiência Geral: ensinar os jovens a honrar os idosos

O Mandamento de honrar pai e mãe é um compromisso solene. O Pontífice lembrou o episódio de Noé ébrio.

Papa 768x348 1

Redação (20/04/2022 16:44, Gaudium Press) Na sequência da catequese dedicada aos idosos, hoje o Papa abordou o mandamento “Honrarás teu pai e tua mãe”.

A ancianidade é per se um estado de fragilidade, que, às vezes, provoca nos outros uma espécie de vício e até mesmo de incômodo. No entanto, é necessário fazer uma “restituição de amor”, prestada em forma de honra a quem nos precedeu na vida, uma honra “selada pelo mandamento de Deus”.

“’Honrarás a teu pai e a tua mãe’, este é o primeiro grande mandamento, e o único que diz o prêmio: “Honra teu pai e tua mãe e terás longa vida na terra”. Não se trata apenas de honrar o próprio pai e a própria mãe, mas a geração e gerações anteriores, cuja despedida também pode ser lenta e prolongada, criando um tempo e espaço de convivência duradoura com as outras idades da vida. Em outras palavras, trata-se da velhice da vida”, frisou o Papa.

Cuide deles com delicadeza

O Papa lembrou o dever de cuidar dos idosos doentes com delicadeza, sem asperezas e prevaricações. Não se pode repreender ou punir a debilidade do ancião. Deve-se incentivar nos jovens uma atitude de condescendência para com os idosos.

O Papa citou uma passagem da história de Noé:

“O velho Noé, herói do dilúvio e grande trabalhador, fica decomposto depois de beber demais. Já é velho, mas bebeu demais. Seus filhos, para não despertá-lo na vergonha, cobrem-no com delicadeza, com os olhos baixos, com grande respeito. Este texto é muito bonito e diz tudo sobre a honra devida ao idoso. Cobrir as debilidades do idoso, para não envergonhá-lo”.

O Papa aconselhou os pais a aproximarem os filhos dos idosos: “Para que saibam que esta é a nossa carne, que foi isso que tornou possível estarmos aqui agora. Por favor, não afaste os idosos. E se não houver escolha a não ser enviá-los para uma casa de repouso, por favor, visite-os e leve as crianças para vê-los “.

Com informações Vatican News.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas