Gaudium news > O que é a “Oitava de Páscoa” ?

O que é a “Oitava de Páscoa” ?

A alegria da Igreja pela Ressurreição de Cristo dentre os mortos se estende de domingo a domingo, na semana que é conhecida como “Oitava de Páscoa”

A Importancia da Oitava de Pascoa

Redação (18/04/2022 12:00, Gaudium Press) Após o domingo da Páscoa, domingo da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja Católica celebra a Oitava de Páscoa.

A alegria da Igreja pela Ressurreição de Cristo é tão grande que, não contente em celebrá-la apenas durante um dia, a Igreja comemora a vitória de Jesus Cristo sobre a morte ao longo de toda uma semana.

cordeiro de Deus

A Oitava de Páscoa é constituída pelos oitos dias que seguem o domingo de Páscoa: ela começa com o próprio domingo da Ressurreição e vai até o domingo seguinte, conhecido como o domingo da Misericórdia (como foi chamado por São João Paulo II).

O domingo da Misericórdia também é conhecido tradicionalmente como domingo in albis (domingo em branco), que vem da expressão latina original: Domenica in albis vestibus – Domingo em vestes brancas .

Constantino foi pego pela lepra. São Pedro e São Paulo lhe apareceram e disseram que seria curado se fosse batizado. São Silvestre o batizou e ele foi curado assim que terminou a cerimônia. Era o ano de 324.

De fato, na tradição da Igreja, os catecúmenos batizados na noite de Páscoa eram revestidos com uma veste branca, símbolo da purificação espiritual concedida pelo sacramento do batismo.

Durante a oitava de Páscoa, os néofitos assistiam as Missas revestidos com essa túnica branca até o domingo seguinte, quando eram por fim despojados da veste material e se comprometiam a manter a alma purificada.

Governo alemao proibe celebracoes presenciais durante a Semana Santa e Pascoa

A origem da Oitava da Páscoa começa ainda no Antigo Testamento, com a festa dos Tabernáculos (Lv 23-26). O próprio Deus falou com Moisés sobre a duração de oito dias para a festa dos Tabernáculos, originalmente uma festa agrícola.

Durante a Oitava de Páscoa, as Santas Missas repetem as mesmas orações do domingo de Páscoa, pois afinal se trata de um único e mesmo dia de festa. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas